O piloto Klever Kolberg e seu navegador Eduardo Bampi subiram quatro posições na classificação geral do Dakar. Com a 28ª posição na terceira etapa, entre Nador e Er-Rachidia, no Marrocos, a dupla ocupa agora o 25º lugar entre os mais de 200 carros que ainda permanecem na prova Na categoria T1, na qual competem apenas carros superpreparados e movidos a gasolina, Kolberg e Bampi ocupam a 9ª posição.
A dupla foi a 46ª a largar na etapa desta segunda-feira e enfrentou muita poeira para conseguir ultrapassar os concorrentes. “Foram 300 quilômetros sem enxergar quase nada adiante. Mesmo assim superamos pelo menos 10 carros e conseguimos subir na classificação”, disse Kolberg. Para fazer as ultrapassagens era preciso esperar um vento que levava a poeira ou sair do traçado e se arriscar pelas perigosas pedras marroquinas. “Os pneus Pirelli foram fundamentais. Apesar do terreno complicado, não tivemos nenhum pneu furado”.
Os brasileiros percorreram os 314 km da especial (cronometrada) em 3h20m49s, ocupando a 28º colocação na etapa. Somados os outros resultados obtidos pelo Mitsubishi Pajero da dupla nas etapas anteriores, eles pularam do 29º para o 25º lugar na classificação geral provisória (alguns competidores ainda não tiveram seus tempos divulgados).
A primeira posição entre os carros ficou com Jean-Louis Schlesser, pilotando um buggy com mecânica Ford projetado por sua própria equipe. O francês precisou de apenas 2h50m58s para vencer a especial. Logo atrás, chegaram dois Mitsubishi: o japonês Hiroshi Masuoka (a 19s) e o atual bicampeão Stephane Peterhansel (a 37s).
A marca japonesa também assumiu a liderança na classificação geral. O Mitsubishi pilotado pelo espanhol Nani Roma, vencedor do Dakar 2004 entre as motos, chegou em 6º lugar na etapa de hoje e na soma dos tempos leva a liderança. Em segundo lugar aparece Hiroshi Masuoka, e em terceiro o francês Bruno Saby (VW). O espanhol Carlos Sainz, vencedor das duas primeiras etapas do Dakar 2006, confirmou as expectativas dos mais céticos e teve problemas em sua estréia no deserto, terminando a etapa em 12º lugar. Na classificação geral provisõria, ele agora aparece na quarta colocação. Com a vitória de hoje, o francês Schlesse passa para a 10ª posição no geral.