Dakar: Kolberg é o 25º e sobe para 9º na categoria

A dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi percorreu os 386 km da especial entre Er-Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos, em 4h55min49s, ficando na 25º colocação. Na classificação geral, o Mitsubishi Pajero da equipe brasileiro subiu uma posição, de 25º para 24º.

Na categoria Super Production a gasolina, a dupla subiu para o 8º lugar. Nesta categoria, estão carros com preparação livre e movidos a gasolina -os Mitsubishi de fábrica, por exemplo.

Kolberg e Bampi foram “traídos” pela indicação de um habitante local, que apontava para vários pilotos uma espécie de caminho alternativo, mais curto. Minutos depois, Bampi percebeu que o atalho afastava a dupla de um “way pont” marcado pela organização. Para evitar a penalização, resolveram voltar e perderam pelo menos cinco minutos.

As primeiras dunas do Dakar 2006 também tiraram tempo da dupla. Em uma das montanhas de areia, o Pajero não passou e foi necessário descer para murchar os pneus.

Outra penalização, no entanto, ameaça atrapalhar a recuperação da dupla. “Ao chegar ao acampamento, um comissário nos informou que passamos além dos 50 km/h permitidos em um vilarejo”, lamentou Kolberg. “Amanhã vamos saber sobre a penalização.”

Apesar da etapa forte, com alternância de trechos de pedra e areia, Kolberg se mostrou satisfeito com o desempenho do carro. “O Mitsubishi está intacto e até agora não tivemos nenhum pneu furado, o que é raro no Marrocos”, disse referindo-se aos pneus Pirelli Scorpion Rally.

Quem saiu vencedor da 4ª etapa foi o espanhol Carlos Sainz, o mesmo que havia vencido as duas primeiras etapas européias do Dakar, para depois se perder no Marrocos e chegar em 12º lugar na terceira etapa, confirmando os comentários de que o bicampeão do circuito WRC de rali sofreria bastante no deserto. Para calar os críticos, porém, Sainz deu um show na etapa de hoje, cravando o tempo de 3h52min48 e reassumindo a liderança do Dakar 2006 entre os carros.