Dakar: Klever e Bampi chegam a Tichit

Após o martírio da sétima etapa, quando avarias mecânicas deixaram Klever Kolberg e Eduardo Bampi paralisados no meio do deserto, a dupla da Equipe Petrobras Lubrax foi uma das últimas a partir de Atar. Eles já chegaram ao destino da 8ª etapa, a cidade de Tichit, mas ainda não tiveram seu tempo publicado na tabela, assim como a dupla brasileira Riamburgo Ximenes / Lourival Roldan. Já Paulo Nobre “Palmeirinha” marcou o 37º tempo do dia. Até o momento (22h em Brasília, 0h na Mauritânia), dos 128 carros que partiram de Atar, apenas 61 tiveram seu tempo computado no duríssimo percurso de 589 km até Tichit.

Giniel de Villiers fez o melhor tempo do dia (e de toda a classificação do Dakar), gastando 7h31min52s para percorrer os 589 km cronometrados do percurso da 8ª etapa, entre as cidades de Atar e Tichit, na Mauritânia. A melhor notícia do dia para o sul-africano, porém, foram os infortúnios enfrentados pelo espanhol Carlos Sainz, cujo VW Touareg teve problemas na direção. A diferença entre os dois, que ontem era de menos de 2 minutos, agora já é maior que 1 hora, e Sainz caiu para a quarta posição.

Na etapa de hoje, Villiers foi seguido pelo francês Stephane Peterhansel, que agora assume a vice-liderança da tabela, cerca de 31 minutos atrás do sul-africano. Em terceiro, surge outro francês, o atual campeão Luc Alphand.

A etapa marca também a reação da Mitsubishi, vencedora das últimas seis edições do Dakar. Na primeira metade da prova, a classificação fora dominada pela Volkswagem, que ocupou por um bom tempo as quatro primeiras posições. Agora, a coisa mudou: o Touareg de Giniel de Villiers continua líder, mas atrás dele surgem dois Mitsubishi Pajero com nada menos que o hexacampeão da prova em 2º (Peterhansel) e o atual detentor do título em 3º (Alphand).

Classificação geral após a 8ª etapa – categoria Carros

1) Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz (VW) – 27h35min53s

2) Stephane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mitsubishi) – a 31min13s

3) Luc Alphand / Gilles Picard (Mitsubishi) – a 43min04s

4) Carlos Sainz / Michel Perin (VW) – a 1h05min51s

5) Nasser Saleh Al Attuyah / Alain Guehennec (BMW) – a 1h44min14s