Os brasileiros da equipe Petrobras Lubrax voaram baixo nas empoeiradas estradinhas do Senegal hoje, e completaram o percurso cronometrado de 260 km entre Kayes, no Mali, e Tambacounda, no Senegal, em 2 horas, 47 minutos e 23 segundos, o 16º melhor tempo do dia. É o melhor desempenho da dupla brasileira nessa Rally Dakar 2007.
“Os primeiros quilômetros foram extremamente sinuosos, estreitos, com muitas árvores e erosões, difícil de pilotar. Depois do km 90 começou uma espécie de pedrisco e, mais pro final da prova, teve um trecho largo, bem rápido, mas com muitos buracos”, conta Klever.
Quem ganhou a etapa foi o espanhol Carlos Sainz, que depois dos problemas mecânicos que tiraram seu Volkswagen Touareg da luta pelo título, recuperou o ritmo e obteve sua quarta vítória em etapas do Dakar 2007. Junto com o navegador Michel Perin, ele cravou o tempo de 2h30min22s, apenas 26 segundos à frente dos líderes da classificação geral, a dupla Stephane Peterhansel / Jean-Paul Cottret, que seguem no topo da tabela mesmo sem nenhuma vitória em etapas.
O terceiro colocado do dia foi o Touareg do americano Mark Miller, cujo 5º lugar na soma de tempos é a melhor classificaçao de um Volkswagen na tabela geral, mesmo após a montadora alemã vencer oito das treze etapas do Dakar. Na liderança, o Mitsubishi Pajero de Peterhansel abre 11 minutos de vantagem para seu companheiro de equipe, o atual campeão Luc Alphand, que hoje fez o 6º tempo do dia.
Entre os brasleiros, a dupla Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan fez o 32º tempo, enquanto o piloto Paulo Nobre “Palmeirinha” ficou na 37ª colocação.
Ação Social
Antes da especial, ainda no Mali, a dupla brasileira parou em algnuns vilarejos para fazer a distribuição de camisetas que trouxeram especialmente para esse fim. “Foi bem bacana, escolhemos lugares em que não tinha muita gente, assim ficou mai fácil organizar, foi bem legal”, comentou o navegador Eduardo Bampi.
Segurança para a população local
Hoje de novo chamou a atenção o grande esforço da organização do rali para que a população local possa ver a prova de forma segura. “Tem muita gente sinalizando, inclusive gente das próprias vilas que atravessamos. São pessoas recrutadas pela organização, e que que foram uniformizadas e estão com apitos coordenando tudo”, conta o piloto da equipe Petrobras Lubrax
Classificação geral após a 12ª etapa – categoria Carros
1) Stephane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mitsubishi) – 43h13min22s
2) Luc Alphand / Gilles Picard (Mitsubishi) – a 11min15s
3) Jean-Louis Schlesser / Arnaud Debron (Schles-Ford) – a 1h38min47s
4) Nasser Al Attiyah / Alain Guehennec (BMW) – a 2h09min45s
5) Mark Miller / Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 2h17min47s
39) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro (BMW) – a 18h02min47s
49) Riamburgo Ximenes / Lourival Roldan (Mitsubishi) – a 23h02min09s
56) Klever Kolberg / Eduardo Bampi (Mitsubishi) – a 27h35min34s
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.