O melhor do rali cross country nacional nas categorias carro e caminhão estará reunido neste final de semana em São Paulo. Trata-se do Rally de Águas de Lindóia, sexta e penúltima etapa do Brasileiro da categoria, que acontece nos dias 11 e 12, numa realização da ABRACC (Associação Brasileira de Rally Cross Country) e organização da Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo). Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo, dupla vencedora do Rally dos Sertões e Terra Brasil e líder na classificação geral, Ulysses Marinzeck/Miceno Rossi e Édio Füchter/Milton Pereira, bicampeões dos Sertões, entre outros destaques estarão mostrando toda a habilidade na disputa paulista, com total de 120 quilômetros de especiais. No sábado acontece o prólogo, às 15 horas, ficando as três especiais para o domingo, com largada às 8 horas.
O Rally de Águas de Lindóia faz sua estréia no Brasileiro em grande estilo. Afinal, o evento marca a primeira realização da ABRACC, formada por pilotos e navegadores, e tem grande importância na briga pelo título de 2003 em várias categorias. Spinelli e Vívolo, por exemplo, podem garantir o título por antecipação, bastando para isso fazer uma vantagem de oito pontos em relação aos segundos colocados, Marinzeck/Rossi. “Queremos vencer e abrir mais vantagem. Se for possível conseguir também o título do Brasileiro”, explica Spinelli.
Na categoria Carro Super Production Diesel ainda há outros destaques como a dupla Kleber Kolberg/Lourival Roldan (L200 Evolution), que também disputa o Paris Dakar e venceu a última etapa do Brasileiro, em Poços de Caldas; Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida (Chevrolet S10), Reinaldo Varela, campeão mundial de rali e que vai competir com novo navegador, Bruno Mega (L200 Evolution), Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da Stock Car/Alberto Zoffmann (L200 Evolution) e Paulo Nobre/Dico Teixeira (L200 Evolution), entre outros.
Na categoria Caminhão também poderá ser definido o título no final de semana. Carlos Salvini/Guido Salvini (Mercedes) estão na ponta e precisam apenas participar da etapa para garantir o título. A conquista somente não acontecerá se a dupla não largar ou for desclassificada. Os Salvini têm 98 pontos, contra 65 de Luiz Antônio Magalhães/Marcus Matheus.
“Esperamos um grande evento. O percurso é bastante tranqüilo, sem quebradeira, e vai permitir que os participantes possam acelerar forte. A emoção vai ser garantida pela possibilidade de definirmos os campeões de várias categorias e quem vai sair lucrando é o público que poderá acompanhar a disputa”, explica Detlef Altwig, secretário da ABRACC.
Poder acompanhar o evento é uma das novidades da prova. O público receberá um guia completo sobre a competição, indiciando inclusive os melhores pontos para ver os carros na trilha. Além disso, o sistema de locução vai informar o andamento da prova para todo o público na praça central de Águas de Lindóia. As informações também estarão disponíveis no site oficial, www.abracc.com.br , através da cobertura on-line. Uma completa programação para as famílias dos competidores e público, em especial para as crianças, em comemoração ao Dia das Crianças.
CLASSIFICAÇÃO
Os três primeiros colocados em cada categoria são os seguintes: Super Production Diesel 1. Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo , 100 pontos; 2. Ulysses Marinzeck/ Miceno Rossi; 3. Édio Füchter/Milton Pereira, 81; Production Diesel 1. Pedro Gouveia/ Jorge Arantes, 67; 2. Felipe Bias/Luís Palu, 63; 3. Rene Melo/Marcus Melo, 53; Protótipo – 1. Maurício Neves/Emerson Cavassin, 87; 2. Giampaolo Tognochi/Tarcísio Lopes, 75; 3. Luciano Melo/Marcia Lopes, 72; Produtction Gasolina Paulo Rocha/ Flávio Franca, 34; 2. Fábio Cosi/Gustavo Bustamante, 30; 3. José Schorr/Eduardo Kunst, 26; Caminhões 1. Carlos Salvini/Guido Salvini/Fernando Chwaigert, 98; 2. Luiz Magalhães/Marcus Matheus, 65; 3. Felício Bragante/Carlos Brites, 51.
O Rally de Águas de Lindóia é uma promoção da ABRACC – Associação Brasileira de Rally Cross Country -, com organização da Federação de Automobilismo de São Paulo e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Comissão Nacional de Rallye (CNR). O patrocínio é da BF Goodrich, com co-patrocínio da Corsa Racing, Ferramentas Corneta, Hotel Monte Real e Macarrões Renata e apoio da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia, Associação de Hotéis de Águas de Lindóia (AHAL), Alinan, Lindóia Aventura e Universo Rally.