Na chegada a Valparaiso, Chile, o piloto da casa, Francisco Lopes venceu entre as motos, mas o líder, o espanhol Marc Coma continua bastante à frente, com 51 minutos de vantagem sobre o americano Jonah Street.
Nos carros a equipe Volkswagen lidera o Dakar com três Touareg. A dupla Carlos Sainz/Michel Perin assumiu a ponta nesta sétima etapa. Esta foi a terceira etapa vencida pelo espanhol Carlos Sainz.
A especial ligou as cidades de Mendoza na Argentina com a cidade chilena de Valparaiso. Ela foi foi reduzida de 419 para 243 quilômetros devido às chuvas que caíram durante a noite, modificando as condições do terreno e impedindo a utilização de algumas áreas.
O brasileiro José Hélio fez um enorme progresso ao conquistar a 9ª. colocação na especial. Ele se mantém na 12ª. posição na geral após sete etapas. Rodolpho Mattheis fez a 43ª posição e no acumulado é o 44º.
Nos carros a dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad chegou na 14ª. colocação. Já Reinaldo Varela/Marcos Macedo tiveram de abandonar a prova devido a problemas na etapa anterior.
Para os caminhões a especial foi cancelada, já que muitos ainda se encontravam no meio das duans da etapa anterior. O Tatra de André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec é o 11º. Já o Mercedes-Benz de Salvador Serviá/Giovanni Godói/Jadeilson de Araujo abandonou a prova para acompanhar a Equipe Mitsubishi Brasil que deve retornar ao Brasil.