Após um dia de muito trabalho em Valparaíso, a ação voltou ao Rally Dakar com a realização da 8ªetapa, que aconteceu neste domingo, dia 11/01, entre Valparaíso e La Serena, no Chile, com uma especial de 294 quilômetros.
Nas motos o vencedor foi o francês Cyril Despres, com o atual líder do rally, o espanhol Marc Coma na segunda colocação e o piloto da casa, Francisco López, em terceiro. Após a etapa Marc Coma está na liderança, com 1h06min38 de vantagem para o segundo colocado, o francês David Fratigne. Cyril Despres é o terceiro, com 1h33min34 de diferença para o líder.
Nos carros a dupla Carlos Sainz/Michel Perin venceu mais uma especial e se consolida na liderança. Seus companheiros de equipe Volkswagen, Dieter Depping/Timo Gottschalk fizeram o segundo melhor tempo, seguidos por outro carro da equipe, com Mark Miller/Ralph Pitchford. O Mitsubishi de Nani Roma/Lucas Cruz foi o quarto. Após oito etapas Sainz lidera, seguido de De Villiers, Mark Miller e Roma.
Nos caminhões o vencedor foi o trio Gerard De Rooy/Tom Colsoul/Marcel Van Melis, seguidos por Vladmir Chagin/Sergey Savostin/Eduard Nikolaev. Após a etapa, o Kamaz de Firdaus Kabirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev segue na frente, seguido de Vladmir e Gerard De Rooy.
Entre os brasileiros o destaque foi para o caminhão André Azevedo e Maykel Justo, que correm com o tcheco Mira Martinec. Eles fizeram o quarto melhor tempo e subiram uma posição na geral, ocupando agora a oitava posição após oito etapas.
Nas motos, José Hélio chegou começou muito bem, mas acabou sofrendo uma queda e cometendo um pequeno erro de navegação, terminado a etapa na 27ª colocação. Mesmo assim ele mantém a 12ª colocação após oito etapas. Rodolpho Mattheis fez o 35º melhor tempo e agora ocupa a 41ª. colocação no acumulado.
Nos carros a dupla Paulo Pichini/Lourival Roldan fizeram o 67º. Tempo, sua melhor colocação na prova, subindo da 112ª. para a 83ª. pocição na geral. A dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad teve problemas na especial, terminando o dia na 111ª. posição. No acumulado eles estão na 35ª. colocação.
Nesta segunda-feira acontece a nona etapa, com 449 quilômetros entre La Serena e Copiapo.