Nesta segunda-feira, dia 12/01, foi realizada a nona etapa do Rally Dakar 2009, entre La Serena e Copiapo. A especial teve 449 quilômetros, com direito ao primeiro encontro com as dunas do deserto do Atacama, um dos trechos considerados mais difíceis e decisivos pelos organizadores do evento.
Na categoria Motos a surpresa foi a vitória do holandês Frans Verhoeven, com KTM, que havia largado na 33ª. posição devido a problemas na etapa anterior. A segunda colocação foi conquistada pelo francês David Fretigne, com Yamaha, e o chileno Francisco Lopez, de KTM fechou o pódio da etapa. Após nove etapas, o espanhol Marc Coma, que fez o quarto melhor tempo, se manteve na liderança da prova, seguido por David Fretigne e o francês Cyril Despres em terceiro.
Entre os carros a dupla Mark Miller/Ralph Pitchford liderou praticamente todo o dia, mas deixou a vitória escapara no final, devido a um pneu furado. A vitória ficou seus companheiros de equipe Volkswagen, a dupla formada pelo espanhol Carlos Sainz e o francês Michel Perin. Miller foi o segundo e os americanos Robby Gordon/Andy Grider, com Hummer, ficaram com a terceira colocação.
Entre os caminhões o trio russo da Kamaz, Vladmir Chagin/Sergey Savostin/Eduard Nikolaev, venceu a etapa e assumiu a ponta da prova. O Tatra dos brasileiros André Azevedo e Maykel Justo que dividem a cabine com tcheco Mira Martinec teve um excelente dia e ficaram com a segunda colocação, seguidos por outro Kamaz, dos russos Fridaus Kabrirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev. Com a vitória na nona etapa, Chagin é o novo líder da categoria, seguido por Kabirov e Gerard De Rooy em terceiro.
Para os brasileiros, entre as motos José Hélio ficou com a 17ª colocação na etapa e manteve em 12ª posição no acumulado. Rodolpho Mattheis ficou com a 45ª colocação e após nove etapas é o 39º.
Nos carros a dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad se recuperou dos problemas na etapa anterior, conquistando a 21ª colocação e após nove etapas ocupa a 29ª. posição. Paulo Pichini/Lourival Roldan terminaram o dia na 78ª colocação e no acumulado estão com a 68ª posição.
Veja a classificação após nove etapas:
Motos:
1) Marc Coma (KTM) – 37h04min47s
2) David Fretigne (Yamaha) – a 1h04min38s
3) Cyril Despres (KTM) – a 1h34min38s
4) Francisco Lopez (KTM) – a 1h59min19s
5) Jordi Viladoms (KTM) – a 2h08min57
Carros:
1) Carlos Sainz/ Michel Perin (Volkswagen) – 33h26min07
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 19min52s
3) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – a 22min58s
4) Joan Roma/ Lucas Cruz Serna (Mitsubishi) – a 58min12s
5) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) – a 1h34min17
Caminhões:
1) Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 34h46min57s
2) Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – a 29min50s
3) Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – a 48min35s
4) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – a 4h22min10s
5) Franz Echeter/ Detlef Ruf/ Artur Klein – a 5h11min05s