O Rally Terra Brasil começou agitado. Logo na primeira especial (trecho cronometrado), com apenas 48 km, dois carros capotaram e a prova teve de ser interrompida para que dois competidores recebessem socorro médico. O primeiro incidente aconteceu no trecho inicial da especial, próximo a Macaé. O carro dos cariocas Bruno Peixoto Ribeiro e Flávio Frydman, uma Mitsubishi L200, capotou. Os dois nada sofreram e continuam no rally.
A seis quilômetros do final trecho cronometrado, depois da zona de radar, outro acidente, dessa vez mais grave, parou a prova. A dupla Franco Giaffone e Alberto Fadigatti, primeira colocada no prólogo, em Rio das Ostras, na manhã desta quinta-feira (com o tempo de 1min53s), perdeu o controle de sua L-200. A caminhonete caiu em um precipício e pegou fogo.
“Estávamos em um trecho de reta, entre 60 e 70 km por hora. A pista tinha muitas pedras e joguei o carro para a lateral, para andar sobre a grama. Só que a vegetação escondeu uma vala. Ainda tentei controlar o carro, mas acabamos tombando”, explicou Giaffone, que sofreu apenas pequenos arranhões no rosto. A caminhonete rolou por uma ribanceira de 70 metros, capotando várias vezes. “Depois que o carro caiu em um buraco, não vi mais nada. Quando o carro parou, só deu tempo de sair, antes de pegar fogo”, completou Fadigatti.
Giaffone foi atendido no hospital de Santa Maria Madalena e liberado em seguida. Fadigatti, que já sofreu uma lesão vertebral durante o Rali Paris Dakar de 2001, recebeu atenção especial da equipe médica e ficou sob observação. Ele deixou o hospital caminhando, mas preferiu partir para Campos dos Goitacazes, para fazer uma radiografia da coluna.
O trabalho de resgate interrompeu a prova e a organização do rally decidiu anular o trecho final da especial, após os radares. Com isso, os tempos da primeira especial só serão divulgados no início da noite. A segunda especial do dia, com 60 km, estava prevista para o meio da tarde, entre Santa Maria Madalena e Campos dos Goitacazes.
A dupla da equipe Petrobras Lubrax, Klever Kolberg e Lourival Roldan, segunda colocada no prólogo (1min54s), foi a primeira a chegar à praça central de Santa Maria Madalena, local neutralizado de apoio entre os dois trechos cronometrados. “Vínhamos muito tranquilos, concentrados nas subidas e descidas, e vendo à frente a poeira dos primeiros colocados no prólogo (Giaffone/Fadigatti). De repente, a poeira sumiu e quando chegamos em Santa Maria Madalena eles não estavam aqui. Não entendi nada”, lembra Kolberg.
Nesta sexta-feira, o Rally Terra Brasil terá sua etapa mais longa. Os competidores irão de Campos dos Goitacazes, no norte do Rio de Janeiro, até Linhares, já no Espírito Santo. No total, serão percorridos 502,38 km, com três trechos especiais (cronometrados) de 35, 95 e 21 km, respectivamente. Novamente os pilotos enfrentarão trechos montanhosos e muito travados.
O segundo dia de competição promete ser ainda mais duro do que o primeiro. “É normal que o começo do rally seja de quebradeira. A partir do terceiro dia, com quem sobrar, é que começa a disputa real pelas posições”, diz Édio Fuchter, da equipe Chevrolet.
A novidade será o início do Terra Brasil para motos e quadriciclos. Até quarta-feira, cerca de 30 motos estavam confirmadas. A organização do rally espera até 35 veículos inscritos na categoria. As inscrições ficaram abertas até esta quinta-feira. Os destaques são Jean Azevedo, atual campeão brasileiro, Juca Bala e José Hélio Rodrigues.
TERRA BRASIL “ABRE” FESTA DE DERCY GONÇALVES
A cidade de Santa Maria Madalena está em festa. Encravada na região serrana do norte do estado do Rio de Janeiro, os 10.800 madalenenses começaram a festejar, nesta quinta-feira, os 96 anos de sua cidadã mais ilustre: Dercy Gonçalves. A comediante só faz aniversário no dia 23, mas durante quatro dias acontecerão vários eventos comemorativos. A chegada da primeira especial do Rally Terra Brasil abriu os festejos, que ainda terão festa junina, show de Elymar Santos, entre outras atrações.
PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO DIA
Campos dos Goitacazes (RJ) – Linhares (ES) – Total do dia – 502,38 Km
Em Campos dos Goytacazes – RJ
06:00– Largada Moto rumo – Mimoso do Sul (ES) – 103,19Km
07:30 — Largada Carro rumo – Mimoso do Sul – 103,19Km
07:30 – Neutro Mimoso do Sul – Motos
Deslocamento do neutro até Início da Especial – 2,66Km
08:00 – Início da Especial ao Fim da Especial 1 asfalto para Atílio Vivacqua motos 35 Km
09:00 – Deslocamento até Itacar – Motos – 16,91Km Especial 1= 35 Km
09:30 – Neutro Itacar / Cachoeiro de Itapemirim – Motos
Deslocamento Itacar até início da especial 2 – 16,68Km
10:00 – Início da Especial 2 até Início da Zona Radar Princesa – Motos – 57,46Km
Início da Zona de Radar ao Fim da Zona de Radar – 1,25 Km Especial 2 = 95 Km
Fim da Zona de Radar ao Fim da Especial 2 – Gruta Santa Bárbara – 36,20 Km
Deslocamento do Fim da Especial 2 à Alfredo Chaves (Neutro) – 6,48 Km
Deslocamento para caminhões até saída de Mal.Floriano- 36,00Km
13:30 – Deslocamento até Início da Especial – 53,01 Km
14:40 Início da Especial.3 ao Início da Zona de Radar Sta Leopoldina – 24,85 Km
Início da Zona de Radar ao Fim da Zona de Radar – 5,54 Km Especial 3 = 21 Km
Fim da Zona de Radar (Opção 1) ao Fim da Especial 3 Timbuí – 18,69 Km
15:40 – Deslocamento até Linhares MOTOS – 91,00 Km
O Terra Brasil promete muita disputa até domingo. A prova vai passar pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, percorrendo um total de 1.500 quilômetros, com 550 km de especiais (trechos cronometrados). A competição tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e da Goodyear, co-patrocínio da Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes e apoio da Prefeitura de Santa Maria Madalena, Ases e Schincariol. A supervisão é da CBA, CBM, da Comissão Nacional de Rally (CNR) e das Federações Estaduais. A promoção é da Adventure Eventos.