A disputa entre as motos do Rally Terra Brasil começou acirrada. Nesta sexta-feira, primeiro dia da categoria, os paulistas José Hélio Rodrigues, da equipe Zé e os Caras Reload, e Jean Azevedo, da Petrobrás Lubrax, andaram muito próximos e se revezaram nas primeiras posições.
Melhor para Zé Hélio, campeão do Rally dos Sertões em 1999, que assumiu a liderança geral por apenas quatro segundos. Após três especiais (trecho cronometrado), ele tem acumulado o tempo de 2h36min56s, contra 2h37min00 de Azevedo. O terceiro colocado, Cláudio Alves, tem mais de 13 minutos de desvantagem, com 2h50min10s.
“Ninguém andou rápido hoje. A segunda especial foi bem técnica, com navegação difícil. Em alguns trechos, a trilha era tão lisa que pareciam sabão. E eu ainda estou me poupando para o Rally dos Sertões (no final de julho). Hoje, qualquer baixa de equipamentos ou ossos, te deixa fora da disputa”, brincou Zé Hélio, que está estreando uma moto KTM 520, igual à do seu adversário direto no Terra Brasil, Jean Azevedo.
O segundo trecho cronometrado do dia, com 95km, foi decisivo para que os dois líderes abrissem em relação aos adversários. Muitas referências em planilha e a pista sinuosa fizeram com que vários pilotos tivessem problema de navegação. Até mesmo Jean Azevedo se complicou.
“Nas motos, nós temos que navegar e dirigir ao mesmo tempo. As decisões são tomadas em frações de segundo. Eu errei duas vezes e perdi uns dois minutos. O Zé Hélio deve ter errado também. Quatro segundos é empate técnico”, explicou Azevedo, atual campeão brasileiro e da Copa Baja. “A disputa deve ficar mesmo entre nós dois (ele e Zé Hélio). Com uma diferença de 13 minutos, os outros só nos ultrapassam se quebrarmos”, completou.
PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO DIA
7h30min Largada em Linhares (ES)
8h30min Largada para a especial “Pontal do Ipiranga”, com 70 km.
12 horas Largada da segunda especial, “Dunas de Itaúnas”, com 18,96 km.
13 horas – Terceira especial, “Costa Dourada”, com 53,2 km
O Terra Brasil promete muita disputa até domingo. A prova está passando pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, percorrendo um total de 1.500 quilômetros, com 550 km de especiais (trechos cronometrados). A competição tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e da Goodyear, co-patrocínio da Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes e apoio da Prefeitura de Santa Maria Madalena, Ases e Schincariol. A supervisão é da CBA, CBM, da Comissão Nacional de Rally (CNR) e das Federações Estaduais. A promoção é da Adventure Eventos.