Terra Brasil: Fuchter e Pereira confirmados na liderança

O dia mais longo do Rally Terra Brasil fez vítimas também entre as especiais. A organização e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) cancelaram na madrugada deste sábado o resultado do terceiro trecho cronometrado, entre Alfredo Chaves (ES) e Linhares (ES). Três carros largaram para a etapa após as 17 horas, quando a visibilidade já estava prejudicada.

Com isso, três carros se mantém brigando pelo título do Terra Brasil. Édio Fuchter e Milton Pereira, da Chevrolet, ganharam as duas especiais do dia e passaram do quarto lugar para a liderança geral, com o tempo de 3h40min45s. A dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, da Mitsubishi, ocupa o segundo lugar, a 29 segundos dos líderes. Riamburgo Ximenez e Marcos Almeida, também da Chevrolet, estão a 1min48s. Após o primeiro pelotão vêm Klever Kolberg e Lourival Roldan, da Petrobras Lubrax, a 16min47s do primeiro colocado.

O cancelamento do trecho acabou beneficiando a dupla da Mitsubishi, Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, que teve problemas na última especial, se perdeu em um ponto e tinha chegado seis minutos atrás dos seus concorrentes diretos.

Entre os caminhões, Luciano Cunha e Carlos Brites, com Volkswagen, lideram a classificação geral com 2h30min53s. Em segundo, estão Carlos Salvini e Guido Salvini (Mercedes), a 14min44s. O terceiro caminhão, de Luís Mateus e Marcos Mateus (Mercedes), a 38min43s.

PROBLEMAS PREJUDICAM INGO HOFFMAN

O piloto Ingo Hoffman, 12 vezes campeão da Stock Car, venceu quinta-feira venceu pela primeira vez uma especial em um rally Off-road. Mas a alegria do “Alemão” durou pouco. Logo no primeiro trecho cronometrado da sexta-feira, ele e seu navegador, Alberto Zoffmann, tiveram várias dificuldades em sua Mitsubishi L-200 Evolution.

A suspensão, que já havia causado problemas na quinta, voltou a falhar depois que o carro passou sobre uma pedra. A dupla ainda tentou completar o trecho, mas um defeito no motor os deixou fora das duas especiais. Os mecânicos da Mitsubishi, porém, garantiram que o “dinossauro” continua no Terra Brasil, embora esteja em 36º, a 2h57min25s dos líderes.

O Terra Brasil promete muita disputa até domingo. A prova está passando pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, percorrendo um total de 1.500 quilômetros, com 550 km de especiais (trechos cronometrados). A competição tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e da Goodyear, co-patrocínio da Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes e apoio da Prefeitura de Santa Maria Madalena, Ases e Schincariol. A supervisão é da CBA, CBM, da Comissão Nacional de Rally (CNR) e das Federações Estaduais. A promoção é da Adventure Eventos.