Terra Brasil: Spinelli e Vivolo vencem

Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo conquistaram o título do Rally Terra Brasil, que terminou neste domingo em Porto Seguro, na Bahia. O primeiro lugar marcou a maioridade da dupla da Mitsubishi: nenhum dos dois já tinha conquistado um rali dessas proporções. Nas motos, Jean Azevedo, tricampeão do Rally dos Sertões, não teve adversários e levou o título com vantagem. Entre os caminhões, Cunha e Brites ganharam de ponta a ponta.

“Comecei a colher, hoje, o fruto de um longo e duro trabalho, ao lado da equipe Mitsubishi. Estamos batalhando desde 1999 e este é o maior título que conquistamos até agora. Já tínhamos batido na trave no Rally dos Sertões de 2001, quando fiquei com o vice-campeonato. E essa vitória teve um sabor especial. A disputa está muito equilibrada, com carros e pilotos muitos bons”, disse o carioca Spinelli, campeão do Baja das Neves em 2002.

Marcelo Vivolo, de apenas 20 anos, conquistou seu primeiro título em ralis off-road. Ele corre com Spinelli há apenas cinco meses, mas tem cinco anos de experiência em ralis de regularidade, competindo com seu pai. No ano passado, ele disputou o Brasileiro e o Rally dos Sertões, mas com outras parcerias. “Já tínhamos batido na trave duas vezes. No Rota Sul (em abril), ficamos muito perto do título. Agora foi a nossa vez”, comemora.

Outra dupla que deixou Porto Seguro contente foi Paulo Nobre, o Palmeirinha, e Dico Teixeira. Eles ficaram com o segundo lugar do Terra Brasil, primeiro resultado expressivo de sua carreira. “Esse resultado deveria vir só em três anos, ainda estou aprendendo a andar na terra”, diz o piloto, que começou a correr em 2001. “E eu também estava devendo um resultado como esse para minha equipe. No reconhecimento do prólogo, antes mesmo de começar o rali, eu capotei o carro. Fiquei até com vergonha de olhar para os mecânicos”, conta.

Palmeirinha foi beneficiado por um problema de Renê e Marcos Melo, que abriram o dia em terceiro lugar com um segundo atrás do vice-líder, mas pararam no início da única especial do domingo (a primeira foi cancelada pela organização) com problemas no carro.

Ulisses Marinzeck e Wallace Miceno, que terminaram a competição com o terceiro lugar na classificação geral, mantiveram a liderança do Brasileiro de Off-road. “O resultado foi bom porque abrimos grande vantagem. Estávamos empatados com o Klever (Kolberg) e agora estamos com folga”, disse Marizeck. As duas duplas oficiais da Chevrolet barbarizaram na última especial do Terra Brasil. Fuchter e Pereira faturaram a etapa com mais de um minuto sobre os parceiros Ximenez e Almeida. Com isso, acabaram em quinto na geral enquanto Ximenez e Almeida ficaram em quarto.

JEAN AZEVEDO É CAMPEÃO NAS MOTOS

O paulista Jean Azevedo mostrou que hoje não tem concorrentes no Brasil. No Rally Terra Brasil, ele conquistou o título sem muito esforço, abrindo mais de três minutos de vantagem desde o segundo dia de competições. “O Terra Brasil foi curtinho, mas muito competitivo. É um bom rali de aquecimento, mas um pouco próximo do Sertões, que será no final de julho”, disse. “Enfrentamos todo o tipo de dificuldades. Entre os Bajas, foi o melhor que eu disputei”, completou. Jean ganhou as quatro etapas do brasileiro deste ano e está a 3 pontos do título da temporada.

José Hélio, segundo colocado, se contentou com o vice-campeonato. “Hoje, tive problemas com o amortecedor traseiro e só consegui tirar alguns segundos do Jean. E o cancelamento da segunda especial tirou todas as minhas chances de lutar com o Jean”, explicou o piloto. O segundo trecho cronometrado foi cancelado apenas para as motos.

CUNHA E BRITES VENCEM ENTRE OS CAMINHÕES

A regularidade da dupla Luciano Cunha e Carlos Brites, da Volskwagen, valeu o título do Terra Brasil entre os caminhões. Os dois lideraram o rali desde a primeira especial e ampliaram sua vantagem em quase todos os trechos cronometrados. O segundo colocado foi Carlos Salvini/Guido Salvini, da Mercedez. “Vencer uma corrida é especial. Imagina uma prova de mais de 1500 km”, comemorou cunha.

RESULTADOS CARROS (Extra oficial)

Geral

1. Guilherme Spinelli/MarceloVivolo (L-200 Evolution) – 6h27min04s

2. Paulo “Palmeirinha” Nobre/DicoTeixeira (L-200 Evolution) – a 28min35s

3. Ulysses Marinzeck/Wallace Miceno (L-200 Evolution) a 35min44s

4. Riamburgo Ximenez/Rogério Almeida (S-10) – a 36min16s

5. Édio Fuchter/Milton Pereira (S-10) a 43min03s

6. Edu Piano/Nilo de Paula (L-200 Evolution) a 43min26s

7. Felipe Bibas/Luiz Carlos Palu (L-200 R) a 45min33s

8. Cristian Baumgart/Alberto Andreotti (Troller T4) a 1h04min27s

9. Eduardo Souza Ramos/Edilson Fabre (L-200 R) a 1h14min08s

10. Gianpaolo Tognocchi/Tarcísio Lopes (L-200 ) a 1h20min07s

Especial do domingo

1. Fuchter/Pereira 55min58s

2. Ximenez/Almeida 57min10s

1. Kolberg/Roldan 57min18s

RESULTADOS CAMINHÕES (EXTRA-OFICIAL)

1. Luciano Cunha/Carlos Brites (Volkswagen), 9h10min20s

2. Carlos Salvini/Guido Salvini (Mercedes), 9h32min34s

CLASSIFICAÇÃO ACUMULADA DO BRASILEIRO CROSS COUNTRY (Extra oficial)

1. Ulisses Marinzeck/Wallace Miceno, 43 pontos

2. Édio Fuchter/Milton Pereira

Riamburgo Ximenez/Rogério Almeida

Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo, 39 pontos

5. Paulo Nobre/Dico Teixeira, 30

CLASSIFICAÇÃO ACUMULADA COPA BAJA BRASIL (Extra oficial)

1. Fuchter/Pereira, 39 pontos

2. Marinzeck/Miceno, 36

3. Spinelli/Vivolo, 34

4. Nobre/Teixeira, 30

5. Ximenez/Almeida, 24

RESULTADOS MOTOS (OFICIAL)

Geral

1. Jean Azevedo (Petrobras Lubrax), 5h04min39s

2. José Hélio (Pirelli/Ultra), 5h08min05s

3. Juca Bala (Riffel/Bieffe), 5h31min48s

4. Dimas Mattos (ASW/Fox), 5h39min59s

5. Fabrício Bianchini (Pirelli/Ultra), 5h49min25

CLASSIFICAÇÃO ACUMULADA DO BRASILEIRO DE RALLY (Oficial)

1. Jean Azevedo, 175 pontos

2. Flávio de Carvalho, 77

3. Dimas Mattos, 74

4. Juca Bala, 72

5. Zé Hélio, 68

O Terra Brasil percorreu 1.500 quilômetros, com 550 km de especiais (trechos cronometrados), nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santos e Bahia. A competição teve patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e da Goodyear, co-patrocínio da Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes e apoio da Prefeitura de Santa Maria Madalena, Ases e Schincariol. A supervisão foi da CBA, CBM, da Comissão Nacional de Rally (CNR) e das Federações Estaduais. A promoção é da Adventure Eventos.