Categoria: Rally
|
28 de maio de 2004 17:38

Yahn Racing vai às montanhas pensando nos Sertões

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country será disputada neste final de semana, em Socorro (a 130 km de São Paulo), no Rally das Montanhas, mas o cenário que estará na cabeça de absoluta maioria dos pilotos e equipes participantes é o do sertão brasileiro, onde ocorrerá daqui a pouco mais de um mês o principal desafio do ano, o Rally Internacional dos Sertões.

A Yahn Racing aproveitará a prova que começa hoje, com o prólogo e a largada promocional, como um campo de testes para as novidades que serão implementadas no caminhão para o Sertões, cuja largada é prevista para o dia 1º de julho, em Goiânia.

“A prova deste final de semana será eletrizante. Todos querem mostrar bom desempenho, pois é uma prova próxima a São Paulo, que dá visibilidade aos patrocinadores. E outro grande fator que estimulará ainda mais os competidores é que todos já estão com a cabeça no Sertões. Por isso, a briga pelo primeiro lugar será acirrada em todas as categorias”, prevê Alfredo Yahn (Amazon, Continental, Volkswagen Caminhões, Asa Alumínio, Bandag, MWM), piloto campeão do Sertões em 2001 na categoria caminhões, com um Volkswagen.

A categoria dos pesos-pesados vem despertando bastante interesse nesta temporada de 2004, já que conta com a disputa de três montadoras envolvidas com equipes oficiais ou semi-oficiais. Além da Volkswagen, representada pela Yahn Racing, Ford e Mercedes competem no campeonato e integram a lista de favoritos à vitória.

Para tentar superar esta forte concorrência, Yahn utilizará, já no Rally das Montanhas, novidades em seu Volkswagen 8.150. “Teremos várias inovações técnicas que serão testadas neste final de semana, mas o principal se concentra na área de motor, câmbio e de amortecedores”, explica Yahn.

Desenvolvido pela MWM, o novo propulsor do time, de 7.2 litros, possui cerca de 450 cavalos, número próximo da potência desenvolvida pelos principais competidores. Por conta desta novidade, o caminhão também ganhou novo câmbio e embreagem da Eaton e uma nova turbina, feita especialmente pela Borg Worner para este propulsor.

A Yahn Racing também aproveitará as dificuldades das montanhosas trilhas próximas a Socorro para testar os novos amortecedores a gás da Monroe. “Esta prova acontece a pouco mais de um mês do Sertões. É o tempo certo de descobrirmos onde devemos fazer mais ajustes a fim de deixar o caminhão ainda mais competitivo na principal prova do ano”, explica Yahn.

Além da prova deste final de semana, o time deverá realizar outros testes privados, em pistas localizadas próximo à sede do time, em Campinas (SP). As novidades, por enquanto, estão preparadas para apenas um caminhão. Luciano Cunha/Carlos Brites e Paulo Perin/Leandro Siqueira não participaram do Rally das Montanhas, mas voltarão a competir, já com as novidades técnicas, na próxima etapa do campeonato, no Rally Internacional dos Sertões.

A programação desta sexta-feira começa com a vistoria técnica dos veículos entre 8h e 12h. Na seqüência, será feito o prólogo, às 14h (para motos), e 15h30 (carros e caminhões). A largada promocional acontece às 21h.

No sábado, os participantes terão duas especiais pela frente: uma em Socorro, de 80 km, e outra com largada em Brandão Bueno, com 101 km (53 km para caminhões). No domingo, uma única especial, de 82 km, será disputada entre Pedra Bela Vista e Cascavel. A premiação está prevista para as 17h30.

A equipe Yahn Racing tem patrocínio de Amazon, Continental, Volkswagen Caminhões, Asa Alumínio, Bandag e MWM; e apoio de Arvin Meritor, Mahle, Maxion Rodas, Tietê Veículos, Monroe, Corneta, Kidde Yanes, Rassini NHK, Delga, Master, Teleflex Morse, Borg Warner, Eaton, Flex Fab, ZF Direções.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.