Com a participação de 99 equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Paraná e Santa Catarina, no último sábado foi realizada a terceira etapa da Copa Troller Sudeste, em roteiro na Serra da Mantiqueira, de Tremembé a Campos do Jordão, no interior paulista.
Na categoria Graduados do rally de regularidade venceu a dupla formada por Awilson Ferreira de Mattos e Luiz Fernando Donatti, de Ribeirão Preto (SP), com 11 pontos perdidos. Na Novatos,com 64 pontos perdidos, a vitória foi de André Luiz Lobe e Adriana Kreibich da Costa, de Blumenau (SC). Na Expedition, venceram novamente Giovanni Hostalácio e Ricardo José de Siqueira, que perderam 185 pontos perdidos.
A prova teve largada oficial em Tremembé na manhã de sábado para percurso total de 110 quilômetros até Campos do Jordão, onde a festa de premiação foi realizada no Spaço Comendo Arte, no charmoso e movimentado bairro de Capivari. Cerca de 60 pequenos trechos com média de velocidade imposta somaram cerca de 85 quilômetros.
O roteiro foi basicamente composto de estradas de terra batida, com cascalho, em piso úmido, dada a chuva da véspera na região. A parte mais complicada foi o o trecho final, ligando Guaratinguetá a Campos do Jordão, uma estradinha que sobe 1300 metros em 12 quilômetros, com muitas curvas, cascalho e, neste sábado, também um bocado de lama.
Na categoria Graduados, houve empate entre Awilson/Luiz Fernando e Cezar Augusto Bochnia/Alberto Minski Jr., que perderam 11 pontos cada. Valeu o critério de desempate que considera os tempos no PC de descarte (o pior trecho de cada um, obrigatoriamente descartado) e, se necessário, os PCs zerados (onde os competidores passaram na hora prevista), os PCs atrasados (onde passaram depois do que deveriam), e outros itens subseqüentes.
O roteiro criado desta vez por Deco Muniz, diretor técnico da Copa Troller Sudeste, agradou aos participantes por não ser tão difícil em termos de piso e navegação, mas ao mesmo tempo ser desafiador à atenção, por causa do grande número de trechos com velocidade imposta, a maioria com cerca de 400 a 500 metros, e trechos também pequenos entre eles. Além disso, os navegadores de carros que patinaram na lama tiveram bastante trabalho para ajustar seus odômetros.
A única coisa a lamentar foi a impossibilidade de se usufruir completamente da beleza natural da região, porque o tempo fechado pela frente fria que chegou do Sul na última quinta-feira tirou a visibilidade na subida da serra para Campos do Jordão. De onde se poderia avistar oito cidades, viam-se nuvens, sob garoa nesse trecho final. A temperatura oscilou em torno dos 12 graus em Campos do Jordão e um pouco menos no trecho da serra.
“O roteiro foi muito bom e realmente nivelou todo mundo. Tanto que deu empate na Graduados”, aprova Luiz Fernando Donatti, navegador que venceu na categoria. Os mineiros vencedores da Expedition também gostaram da prova. “Foi mais emocionante do que em Belo Horizonte, com bastante barro, e a festa de premiação foi muito gostosa”, concorda Giovanni Hostalácio, o piloto da dupla. Na Novatos, só love. “Os méritos são da navegadora”, galanteia o piloto André Luiz Kobe, namorado da navegadora Adriana Kreibich da Costa, dono de um Troller há três meses. Ao que ela retribui: “Mas sem meu piloto eu não sou nada.” Foi a primeira vez que uma mulher ocupou o primeiro dos cinco lugares do pódio na Copa Troller.
A terceira etapa da Copa Troller Sudeste teve o apoio local da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Tremembé. As três toneladas de alimentos arrecadadas com as inscrições pagas, cada uma, com 30 kg de gêneros não perecíveis, foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Tremembé, e, durante a festa de premiação, entregues simbolicamente à sua presidente, Maria Aparecida Ferreira Silva, esposa do prefeito de Orozimbo Lúcio da Silva. O Jeep Clube de Taubaté e a Papelaria Nonô também apoiaram o evento.
Coordenada nacionalmente por Jaqueline Araripe, a Copa Troller prossegue com seus campeonatos no Nordeste e no Sudeste. A próxima etapa da Copa Troller Sudeste será disputada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 22 e 23 de agosto. Na Copa Troller Nordeste, a próxima etapa está será realizada no sertão do Ceará, em 5 e 6 de dezembro.
A Copa Troller tem patrocínio máster da Ipiranga e da Semp Toshiba, co-patrocínio da MWM, fornecedora dos motores do Troller T4 Diesel e do Troller T4-M, jipe militar recém-lançado, além do apoio da Lubrizol do Brasil, fornecedora de insumos da Ipiranga, do Banco Dibens, que financia compra de veículos, e da Adventure Gears, grife paulista especializada em roupas para esportes radicais.