Após a terceira etapa da Copa Troller Sudeste, realizada de Tremembé a Campos do Jordão, interior paulista, no último sábado, continuam à frente do campeonato as três duplas que venceram a segunda etapa, em Belo Horizonte, e desde então assumiram a liderança em suas respectivas categorias.
Na Graduados, lidera a dupla formada por Fernando Lage e Bráulio Ferreira, de Belo Horizonte, que terminou a última prova, em Campos do Jordão, em 24o lugar e não marcou nenhum ponto.
Na Copa Troller pontua quem termina até a 15a posição. São atribuídos 15 pontos ao primeiro colocado e, em escala decrescente um a um, um ponto ao 15o . Não há classificação geral, apenas por categoria.
Na Novatos, a liderança é de Deodoro Antonio Basílio e seu filho Renato José Basílio, de Sorocaba (SP), que terminaram a terceira etapa em quarto lugar. Na Expedition, os líderes são Giovanni Hostalácio e Ricardo José de Siqueira, da Grande Belo Horizonte, que venceram também a terceira etapa.
Na próxima etapa, a quarta, agendada para Ribeirão Preto, interior paulista, em 22 e 23 de agosto, a mais acirrada disputa deve se dar na Graduados, em que pouquíssimos pontos separam os cinco primeiros colocados.
Fernando Lage e Bráulio Ferreira têm 26 pontos. Em segundo lugar, José Calixto e Lucas Magalhães, de Juiz de Fora (MG), vencedores da primeira etapa, somam 25.
César Bochnia e Alberto Minski Jr., de Curitiba, estão em terceiro lugar, com 23 pontos. Eles terminaram empatados com os vencedores na terceira etapa, com 11 pontos perdidos, mas ficaram em segundo lugar em função dos critérios de desempate previstos no regulamento.
Em quarto lugar, com 21 pontos, estão Alexandre Rennó Siqueira e Carlos Brites, de Vinhedo (SP), e em quinto, com 20 pontos, Carlos Ferreira e Weidner Moreira, de São Paulo.
Na Novatos, a diferença entre os líderes e os vice-líderes é maior, mas em compensação há três duplas empatadas em terceiro lugar. Deodoro e Renato Basílio lideram com 40 pontos, seguidos por Flávio Neuenschwander Maciel e Leonardo Magalhães, de Belo Horizonte, com 27 pontos.
Mas eles já não estão tão folgados, porque com 24 pontos estão André Luiz Lobe e Adriana Kreibich da Costa, de Joinville (SC), vencedores da terceira etapa, empatados com Carlos Tácito Filho e Michelle Auricchio, de São Paulo, que terminaram a última etapa em terceiro lugar, e Frederico Teles e Themer Tadeu, de Belo Horizonte, vencedores da primeira etapa.
Na Expedition, Giovanni Hostalácio e José Ricardo de Siqueira, que entraram na segunda etapa, em Belo Horizonte, apenas por diversão, porque são da região metropolitana da capital mineira, lideram com 30 pontos e vitória nas duas provas de que participaram.
Em segundo lugar estão Ailton Venturi e Roseli Gomes Venturi, de São Paulo, com 22 pontos. Em terceiro, a dupla vencedora da primeira etapa, em Campinas (SP), Maurício Lima Dutra/Ricardo Okabatake, com 15 pontos, não prossegue no campeonato.
Em quarto lugar, Rafael Siqueira e Flávio Luiz Borges Tavares, de São José dos Campos (SP), que participaram só da terceira etapa, têm 14 pontos, empatados com Adolpho Camargo Ferreira e Ricardo Ferreira, que disputaram apenas a prova de Belo Horizonte. A Expedition é uma categoria criada para iniciantes totalmente inexperientes e também contempla participantes de provas avulsas.