Quando a Chevrolet S10 conduzida pelo piloto Édio Fuchter e pelo navegador Milton Pereira desceu a rampa de chegada montada na praia de Cumbuco, no Ceará, garantindo no ano passado mais uma vitória no Rally Internacional dos Sertões para o Chevrolet Rally Team (Chevrolet/ MWM Motores Diesel/Pneus Goodyear/Peças Genuínas GM/Garrett/ Mineral/Globaltrac/Globalstar), os cerca de 50 jornalistas que na ocasião acompanharam a chegada de um dos maiores ralis do mundo, tinham praticamente a mesma pergunta: qual é o segredo dessa equipe para chegar à terceira vitória seguida na prova mais competitiva e disputada do off-road latino-americano?
A resposta, dada pelo chefe de equipe Luis Haas, traduz o espírito do time criado em 1999 na cidade de Contagem (MG), e reconhecido como um dos mais bem estruturados do país. “Nosso segredo é muito trabalho e união. Completar um rali como o Sertões exige dedicação extrema de muitas pessoas, e por isso não há um único responsável por essas vitórias”, declarou o mineiro naquele dia, que ao lado do Diretor Técnico Pedro Barroso, conduz o time formado por cerca de 40 pessoas. “Essa conquista é de todos”, disse Haas. “O Édio e o Miltinho foram fantásticos, e é importante ressaltar que temos outra dupla excepcional, formada pelos cearenses Riamburgo Ximenes e Rogério Almeida. Juntos, eles levaram nossa outra picape S10 ao quinto lugar na classificação geral, e nos dão boas expectativas para este ano”, relembrou. A 11ª edição do Rally internacional dos Sertões terá largada na próxima quarta-feira (23/7), em Goiânia (GO), de onde os 221 veículos competidores partirão para nove dias de provas, percorrendo mais de 3.825 km de trilhas duras em locais inóspitos de Goiás, Tocantins e Maranhão, onde chegam em São Luis, no dia 1º de agosto.
Nos últimos cinco anos, em muito devido às suas seguidas vitórias no Rally dos Sertões, a Chevrolet Rally Team tornou-se referência no cenário off-road brasileiro. A equipe conseguiu uma adaptação perfeita das S10 4×4 que são vendidas ao consumidor para as trilhas, e os resultados não demoraram a aparecer. “O projeto exigiu muita dedicação, e a montagem de uma estrutura que nos permitisse construir e reformar alguns itens do carro, para adapta-lo aos desafios do off-road”, recorda-se Pedro Barroso, que ficou muito orgulhoso quando viu que a montadora norte-americana lançou uma série de fábrica comemorativa das vitórias da equipe no Sertões. O projeto deu tão certo que, além de rápida e segura, a S10 do Chevrolet Rally Team tornou-se uma das mais confiáveis entre todos os veículos inscritos no Rally dos Sertões nos últimos anos. “Esse é outro ponto importante, que deve ser ressaltado quando se fala do nosso carro. Desde o início procuramos aliar desempenho e resistência, porque sabíamos que vencer uma prova off-road é tão difícil quanto termina-la”, encerrou o Diretor Técnico.
O resultado nas trilhas atraiu o interesse da mídia e também de patrocinadores para o Chevrolet Rally Team. Sem o aporte financeiro de conceituadas empresas brasileiras e multinacionais, a equipe não teria chegado tão longe, em tão pouco tempo. “Investimos muito nesses cinco anos, e só conseguimos seguir nosso planejamento graças aos nossos patrocinadores. Também estamos sendo muito bem recebidos pela imprensa em todos os lugares por onde passamos, e queremos agradecer ao espaço e à atenção que nos têm sido dadas”, agradeceu Luis Haas, que em seu time tem o apoio de Chevrolet/MWM Motores Diesel/Pneus Goodyear/Peças Genuínas GM/Garrett/Mineral/Globaltrac/ Globalstar.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.