Al-Attiyah vence mais uma especial no Dakar; Peterhansel lidera nos carros

Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel venceram nesta quarta-feira (6) a quarta especial do Dakar, mais importante prova fora de estrada do mundo. A dupla, que corre com um Toyota, completou os 337 quilômetros do estágio disputado entre Wadi Ad-Dawasir e Riad, na Arábia Saudita, em 2h35min59s, garantindo o terceiro triunfo nesta edição.

Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger completaram a especial na segunda posição, apenas 11 segundos atrás de Al-Attiyah e Baumel. Henk Lategan e Brett Cummings foram os terceiros com um Mini, chegando à frente de Sébastien Loeb e Daniel Elena, da BRX. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Carlos Sainz e Lucas Cruz, com um Mini.

Jakub Przygonski e Timo Gottschalk ficaram com a sexta posição com um Toyota, enquanto Khalid Al Qassimi e Xavier Panseri acabaram o dia com o sétimo lugar a bordo de um Peugeot. Vladimir Vasiliev e Dmitro Tsyro, com um Mini, foram os oitavos, chegando à frente dos companheiros de equipe Orlando Terranova e Bernardo Graue. Erik van Loon e Sébastien Delauney, com um Toyota, foram os décimos.

Os brasileiros tiveram bons desempenhos na especial desta quarta-feira. Guiga Spinelli e Youssef Haddad ficaram entre os 15 primeiros pelo segundo dia consecutivo, terminando a especial em 14º com um Mini. Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan, dupla que corre com um Century, ficaram com a 19ª colocação do dia.

A liderança do Dakar após quatro especiais é de Peterhansel e Boulanger, que tem um tempo acumulado de 13h15min12s, marca 4min58s melhor em relação a Al-Attiyah e Baumel, os segundos colocados. Sainz e Cruz são os terceiros, seguidos por Loeb e Elena. Lategan e Cummings são os quintos. Spinelli e Haddad ocupam a 19ª colocação, enquanto Gastaldi e Roldan são os 25º.

A caravana do Dakar deixa a capital saudita nesta quinta-feira (7), e segue em direção a Al Qaisumah, para uma especial de 456 quilômetros. O percurso total será de 662 quilômetros.