Dakar: Al-Attiyah vence penúltima especial; Peterhansel lidera nos carros

Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel venceram nesta quinta-feira (14) a penúltima especial do Rally Dakar entre os competidores dos carros. A dupla, que compete com um Toyota, completou os 464 quilômetros da especial entre as cidades de Al-Ula e Yanbu, na Arábia Saudita, em 4h34min24s, alcançando a quarta vitória em estágio nesta edição.

A segunda posição ficou com os líderes do Dakar, Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, que, com um Mini, foram 1min56s mais lentos que Al-Attiyah e Baumel. Carlos Sainz e Lucas Cruz, também da Mini, foram os terceiros, sendo seguidos por Yazeed Al-Rajhi e Dirk von Zitzewitz, da Toyota. Cyril Despres e Michael Horn, com um Peugeot, completaram o top-5.

Giniel de Villiers e Alex Bravo, com um Toyota, fecharam o dia com o sexto lugar, sendo seguidos por Vladimir Vasilyev e Dmitro Tsyro, com um Mini. Khalid Al Qassimi e Xavier Panseri, com um Peugeot, foram os oitavos, seguidos por Yasir Seaidan e Alexey Kuzmich, com um Century. Martin Prokop e Viktor Chytka, com um Ford, fechou a lista dos dez mais rápidos.

Os brasileiros que disputam o Dakar tiveram uma etapa discreta, ficando entre os 30 melhores. Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan, que correm com um Century, ficaram com a 24ª colocação, 32min15s atrás de Al-Attiyah e Baumel. Guiga Spinelli e Youssef Haddad acabaram com o 27º posto, 35min57s atrás dos vencedores do dia.

Peterhansel e Baumel partem para a última especial do Dakar com 42h06min45s acumulados, e uma frente de 15min31s para Al-Attiyah e Baumel, os segundos colocados. Sainz e Cruz aparecem em terceiro. Spinelli e Haddad ocupam a 17ª posição, enquanto Gastaldi e Roldan ganharam mais dois postos e agora estão na 27ª posição.

O Dakar de 2021 será encerrado nesta sexta-feira (15), quando os pilotos deixam Yanbu e chegam a Jedá, em um percurso de 447 quilômetros. A especial terá 200 quilômetros.