Al-Attiyah vence segunda especial; Peterhansel lidera o Dakar nos carros

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel venceram nesta segunda-feira (4) a segunda especial do Rally Dakar entre os competidores dos carros. A dupla, que corre com um Toyota, completou os 457 quilômetros entre as cidades de Bisha e Wadi Ad-Dawasir, em 4h03min14s, faturando a primeira vitória na atual edição da mais importante prova fora de estrada do planeta.

A segunda posição ficou com Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, dupla da Mini que terminou a especial com um atraso de 2min35s para os vencedores. Carlos Sainz e Lucas Cruz, vencedores do primeiro estágio da prova, foram os terceiros com um Mini. Yazeed Al Rajhi e Dirk von Zitzewitz foram os quartos com um Toyota, enquanto Mathieu Serradori e Fabian Lurquin, com um Century, fecharam o top-5.

Sébastien Loeb e Daniel Elena fecharam o estágio com a sexta colocação. A dupla da BRX foi seguida por Brian Baragawanath e Taye Perry, sétimos com um Century. Jakub Przygonski e Timo Gottschalk, que correm com um Toyota, foram os oitavos. O top-10 foi completado por Vladimir Vasilyev e Dmitro Tsyro, da Mini, e Bernahrd tem Brinke e Tom Colsoul, da Toyota.

As duas duplas brasileiras que disputam o Dakar nos carros ficaram entre os 30 melhores nesta segunda especial. Guiga Spinelli e Youssef Haddad levaram o Mini número 335 ao 23º lugar, distantes 44min51s de Al-Attiyah e Baumel. Já Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan, com um Century, completaram o estágio na 29ª posição, com um atraso de 49min56s.

Após a disputa de duas especiais, Peterhansel e Boulanger lideram o Dakar com um acumulado de 7h17min18s. Sainz e Cruz são os segundos, com uma desvantagem de 6min37s para os líderes. Al-Attiyah e Baumel aparecem em terceiro, sendo seguidos por Serradori e Lurquin. O grupo dos cinco primeiros ainda conta com Przygonski e Gottschalk. Gastaldi e Roldan são os 21º, e Spinelli e Haddad ocupam a 28ª posição.

O Dakar terá sequência nesta terça-feira (5), quando os competidores fazem uma etapa laço, com largada e chegada em Wadi Ad-Dawasir. Serão 403 quilômetros cronometrados e 629 quilômetros totais.