Barreda vence quarta especial do Dakar; De Soultrait lidera nas motos

Joan Barreda Bort venceu nesta quarta-feira (6) a quarta especial do Rally Dakar entre os pilotos das motos. O piloto da Honda foi o melhor do estágio de 337 quilômetros disputados entre as cidades de Wadi Ad-Dawasir e Riad, na Arábia Saudita, ao completar o percurso em 2h46min50s. Foi a segunda vitória do espanhol na atual edição do mais importante rali do planeta.

A segunda posição do dia ficou com Ross Branch, piloto da Yamaha que fechou a especial com um tempo 5min57s mais lento em relação a Barreda Bort. Daniel Sanders, da KTM, foi o terceiro melhor, sendo seguido por Luciano Benavides, quarto com uma Husqvarna. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Xavier de Soultrait, também com uma Husqvarna.

Joaquim Rodrigues, português que corre pela Hero, fechou o estágio com a sexta posição, enquanto José Ignácio Cornejo, da Honda, foi o sétimo. Pablo Quintanilla acabou a etapa desta quarta-feira como oitavo lugar com uma Husqvarna, ficando à frente de Stefen Svitko, da KTM. Adrien van Beveren, da Yamaha, foi o décimo.

Quem não teve uma boa etapa foi o americano Skyler Howes, que ficou somente com a 20ª colocação, 13min13s atrás de Barreda Bort. Outros pilotos de destaque neste Dakar também tiveram desempenhos mais discretos nesta quarta-feira. Sam Sunderland foi o 12º, enquanto Kevin Benavides acabou em 14º. Ricky Brabec completou a especial em 18º, e Toby Price, vencedor de duas especiais, foi apenas o 22º, uma posição à frente de Matthias Walkner.

Após quatro especiais, a liderança do Dakar nas motos pertence a De Soultrait, que tem um acumulado de 15h00min25s, aparecendo apenas 15 segundos à frente de Barreda Bort, o segundo colocado. Kevin Benavides é o terceiro, seguido por Branch. O grupo dos cinco primeiros é completado por Howes, que abriu o dia na liderança.

Nesta quinta-feira (6), o Dakar deixa Riad, a capital saudita, e segue em direção a Al Qaisumah. Serão 662 quilômetros totais, e 456 quilômetros cronometrados.