Barreda vence segunda especial e lidera o Dakar nas motos

Joan Barreda Bort venceu nesta segunda-feira (4) a segunda especial do Rally Dakar, disputada entre as cidades de Bisha e Wadi Ad-Dawasir, na Arábia Saudita. O espanhol liderou o 1-2 de pilotos da Honda nas motos no trecho de 457 quilômetros em 4h17min56s, garantindo sua primeira vitória em estágio na atual edição da mais importante prova fora de estrada do planeta.

A segunda posição ficou com Ricky Brabec, americano que terminou a especial com um atraso de 3min55s em relação a Barreda Bort. Pablo Quintanilla, com uma Husqvarna, ficou com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Ross Branch, botsuano que acabou com a quarta posição com uma Yamaha. José Ignácio Cornejo, da Honda, fechou a lista dos cinco primeiros.

Adrien van Beveren completou o trecho cronometrado com o sexto melhor tempo. O piloto da Yamaha foi seguido por Stefan Svitko, com uma KTM. Luciano Benavides ficou com o oitavo melhor tempo da especial a bordo de uma Husqvarna, enquanto Daniel Sanders, com uma KTM, foi o nono. Xavier de Soultrait colocou sua Husqvarna em décimo.

Alguns dos principais pilotos da prova das motos não tiveram bons desempenhos nesta segunda-feira. Sam Sunderland terminou a especial com a 17ª posição com sua KTM, enquanto Kevin Benavides, com uma Honda, foi o 24º. Já Toby Price, vencedor da primeira especial do Dakar, foi somente o 28º colocado com a KTM.

Após a disputa da segunda especial, a liderança do Dakar nas motos pertence a Barreda Bort, que tem um acumulado de 8h15min38s. Brabec aparece em segundo, distante 6min23s, enquanto Branch é o terceiro, com 6min37s de atraso. Quintanilla aparece na quarta posição, enquanto De Soultrait completa a lista dos cinco primeiros.

O Dakar terá sequência nesta terça-feira (5), quando os competidores fazem uma etapa laço, com largada e chegada em Wadi Ad-Dawasir. Serão 403 quilômetros cronometrados e 629 quilômetros totais.