Benavides vence especial e vira líder do Dakar nas motos

Kevin Benavides venceu nesta quinta-feira (7) a quinta especial do Rally Dakar, disputada entre as cidades de Riad e Al Qaisumah, na Arábia Saudita. O argentino puxou o 1-2 da Honda no estágio que contou com 456 quilômetros, e completou o percurso em 5h09min50s, faturando sua primeira vitória na mais importante prova fora de estrada do planeta.

A segunda posição ficou com outro sul-americano, José Ignácio Cornejo, que fechou a especial apenas um minuto atrás de Benavides. Toby Price, da KTM, foi o terceiro melhor, sendo seguido por Lorenzo Santolino, quarto com uma Sherco. O grupo dos cinco melhores foi completado por Sam Sunderland, Piloto da KTM.

Xavier de Soultrait, que começou a especial na liderança do Dakar, foi o sexto com uma Husqvarna, sendo seguido por Skyler Howes, sétimo com uma KTM. Também com uma moto austríaca, Matthias Walkner foi o oitavo melhor. Ross Branch levou a Yamaha ao nono lugar, enquanto Pablo Quintanilla fechou o top-10 com uma Husqvarna.

Outros destaques da edição deste ano do Dakar ficaram de fora do grupo dos dez melhores. Foi o caso de Ricky Brabec, 12º melhor. Joan Barreda Bort, vencedor de duas especiais nesta edição, foi o 17º, ao passo que Joaquim Rodrigues ficou com o 22º lugar. Já Laia Sanz, principal mulher na edição do Dakar, fechou o estágio com a 26ª posição.

Depois de cinco especiais, Kevin Benavides assumiu a liderança do Dakar, agora com 20h15min39s acumulados. O argentino aparece 2min31s à frente de De Soultrait, vice-líder da prova. Cornejo é o terceiro, sendo seguido por Price. O grupo dos cinco melhores é completado por Sunderland.

A próxima especial do Dakar será disputada nesta sexta-feira (8), quando a caravana da prova deixa Al Qaisumah e segue em direção a Ha’il, em um percurso total de 618 quilômetros, sendo 448 deles cronometrados.