Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel venceram nesta terça-feira (5) a terceira especial do Rally Dakar entre os competidores dos carros. A dupla, que compete com um Toyota, completou os 403 quilômetros da etapa laço disputada em Wadi Ad-Dawasir, na Arábia Saudita, em 3h17min39s, capitalizando a segunda vitória em estágio seguida na atual edição.
A Toyota ainda viu Henk Lategan e Brett Cummings completarem o estágio com a segunda posição, apenas 2min27s atrasados em relação a Al-Attiiyah e Baumel. Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, com um Mini, foram os terceiros, seguidos por Yasir Seaidan e Alexey Kuzmich, com um Century. O top-5 foi completado por Khalid Al Qassimi e Xavier Panseri, com um Peugeot.
Sébastien Loeb e Daniel Elena, com um carro da Prodrive, ficaram com a sexta posição, sendo seguidos pelo Ford de Martin Prokop e Viktor Chytka. Mathieu Serradori e Fabian Lurquin, com um Century, acabaram a especial na oitava colocação, enquanto Wei Han e Min Liao, com um SMG, foram os nonos. Cyril Despres e Michael Horn, a bordo de um Peugeot, foram os décimos.
Guiga Spinelli e Youssef Haddad tiveram o melhor desempenho na atual edição do Dakar nesta terça-feira. A dupla, que corre com um Mini, completou o estágio na 13ª posição, distante 25min50s dos vencedores. Já Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan tiveram uma especial complicada, e terminaram com a 32ª colocação, com um atraso de 53min02s.
Após três especiais, Peterhansel e Boulanger lideram o Dakar com 10h39min02s acumulados. A dupla aparece 5min09s à frente de Al-Attiyah e Baumel, os segundos colocados. Serradori e Lurquin são os terceiros, seguidos por Carlos Sainz e Lucas Cruz, e Jakub Przygonski e Timo Gottschalk. Spinelli e Haddad são os 22º, enquanto Gastaldi e Roldan aparecem em 27º.
O Dakar segue nesta quarta-feira (6), quando a caravana da prova deixa Wadi Ad-Dawasir e segue em direção a Riad, capital saudita. O percurso total será de 813 quilômetros, sendo 337 deles cronometrados.