Dakar: Carlos Sainz vence sexta especial nos carros; Peterhansel mantém liderança

Carlos Sainz e Lucas Cruz venceram nesta sexta-feira (8) a sexta especial do Rally Dakar. A dupla espanhola, atual campeã do mais importante rali do planeta e que corre com um Mini, completou o estágio de 448 quilômetros entre as cidades de Al Qaisumah e Ha’il, na Arábia Saudita, em 3h38min27s, triunfando pela primeira vez nesta edição da prova.

Yazeed Al-Rajhi e Dirk von Zitzewitz, com um Toyota, ficaram com a segunda posição, distantes 4min03s atrás de Sainz e Cruz. Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, também com um Toyota, foram os terceiros, seguidos por Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, da Mini. O top-5 foi completado por mais uma dupla da Toyota, Jakub Przygonski e Timo Gottschalk.

Brian Baragwanath e Taye Perry, dupla da Century, ficaram com a sexta posição, enquanto Nani Roma e Alexandre Winocq, com um Prodrive, foram os sétimos. Vencedores da quinta-feira, Giniel de Villiers e Alex Bravo levaram a Toyota ao oitavo lugar, sendo seguidos por Ciryl Despres e Michael Horn, com um Peugeot. O top-10 foi completado por Vladimir Vasilyev e Dmitro Tsyro, dupla da Mini.

Os brasileiros que disputam o Dakar nos carros tiveram desempenhos discretos nesta sexta-feira. Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan, com um Century, ficaram com a 20ª posição, 39min39s atrás dos vencedores. Guiga Spinelli e Youssef Haddad foram os 21º melhores com um Mini, terminando 40min17s atrás da dupla espanhola.

Após a realização de seis especiais, Peterhansel e Boulanger seguem líderes do Dakar, agora com 22h14min03s acumulados. Al-Attiyah e Baumel são os segundos, distantes 5min53s. Sainz e Cruz, com um atraso de 40min39s, aparecem em terceiro. Spinelli e Haddad aparecem agora na 14ª colocação, enquanto Gastaldi e Roldan avançaram para o 16º lugar.

O sábado (9) será o dia de descanso da caravana do Dakar, que só volta à estrada no domingo. Os competidores deixarão Ha’il para seguir em direção a Sakaka, em um percurso total de 737 quilômetros. Serão 471 quilômetros cronometrados.