Sébastien Loeb e Fabian Lurquin venceram nesta sexta-feira (12) a sexta especial do Dakar, disputada em dois dias com largada e chegada em Shubaytah, na Arábia Saudita. Em um percurso de 549 quilômetros que começou a ser percorrido ainda na quinta-feira, a dupla da Bahrain Raid Xtreme completou o trajeto em 7h21min56s.
A segunda posição ficou com Carlos Sainz e Lucas Cruz, dupla da Audi que foi 2min01s mais lenta em relação aos vencedores. Mattias Ekström e Emil Bergkvist, com outro Audi, fecharam a especial com o terceiro tempo, sendo seguidos por Lucas Moraes e Armand Monleón, quartos com a Toyota. Eryk Goczal e Oriol Mena, que correm com um UTV da equipe Energylandia, completaram o top-5.
Guerlain Chicherit e Alex Winocq, da Overdrive, completou o percurso com o sexto lugar, sendo seguidos por Martin Prokop e Viktor Chitka, parceiros na Orlen Jipocar. Giniel de Villiers e Dennis Murphy levaram um Toyota da equipe oficial ao oitavo lugar, enquanto Guillaume de Mevius e Xavier Panseri, da Overdrive, foram os nonos. Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk, da Energylandia, ficaram com o décimo lugar.
Cristian Baumgart e Beco Andreotti fecharam a especial com a 20ª colocação entre todos os competidores dos carros, defendendo a X Rally. Marcos Baumgart e Kleber Cincea não completaram a especial. Já Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel tiveram problemas e completaram a especial apenas com a 51ª colocação.
Após a disputa de seis especiais, o Dakar tem liderança de Sainz e Cruz nos carros, com 24h59min32s acumulados, marca 20min21s melhor em relação aos segundos colocados, Ekström e Bergkvist. Loeb e Lurquin são os terceiros, seguidos por Moraes e Monleón. O grupo dos cinco melhores ainda conta com De Mevius e Panseri. Baumgart e Andreotti são os 16º colocados.
O sábado não terá etapas do Dakar, que será retomado no próximo domingo.