Giniel de Villiers e Alex Haro Bravo venceram nesta quinta-feira (7) a quinta especial do Rally Dakar, disputada entre as cidades de Riad e Al Qaisumah, na Arábia Saudita. A dupla, que corre com um Toyota, completou os 456 quilômetros do percurso em 5h09min25s, triunfando pela primeira vez na atual edição do mais importante rali do planeta.
A segunda posição ficou com Brian Baragwanath e Taye Perry, que terminaram, com um Century, atrasados em 58 segundos em relação aos vencedores. Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, com um Mini, foram os terceiros, sendo seguidos por Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, quartos com um Toyota. Martin Prokop e Viktor Chytka, com um Ford, foram os quintos.
Yazeed Al-Rajhi e Dirk von Zitzewitz fecharam a especial em sexto com um Toyota, sendo seguidos pelo Mini de Orlando Terranova e Bernardo Graue. Nani Roma e Alexandre Winocq, da Prodrive, foram os oitavos, enquanto Carlos Sainz e Lucas Cruz, com um Mini, acabaram a quinta-feira na nona posição. Jakub Przygonski e Timo Gottschalk, com um Toyota, acabaram em décimo.
Os brasileiros tiveram desempenhos distintos nesta quinta-feira. Em franca recuperação, Guiga Spinelli e Youssef Haddad foram os 16º com um Mini, atrasados 40min57s em relação aos vencedores. Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan acabaram na 27ª posição com um Century, distantes 59min42s de De Villiers e Bravo.
A prova ainda contou com o abandono dos sul-africanos Henk Lategan e Brett Cummings, que corriam com um Toyota. A dupla sofreu um acidente durante a especial do dia, e Lategan sofreu uma fratura de clavícula, ficando sem condições de seguir na prova. O piloto foi encaminhado a um hospital em Riad, capital saudita.
Após cinco especiais, Peterhansel e Boulanger lideram o Dakar com 18h28min02s, tempo 6min11s melhor em relação a Al-Attiyah e Baumel. Sainz e Cruz, mais de 40 minutos atrás dos líderes, são os terceiros. Spinelli e Haddad aparecem na 15ª colocação, enquanto Gastaldi e Roldan avançaram para a 19ª colocação.
A próxima especial do Dakar será disputada nesta sexta-feira (8), quando a caravana da prova deixa Al Qaisumah e segue em direção a Ha’il, em um percurso total de 618 quilômetros, sendo 448 deles cronometrados.