Equipe pentacampeã do Sertões anuncia novo carro para a temporada 2023

Depois de conquistar cinco títulos em sete edições do Sertões, a equipe X Rally Team prepara voos ainda mais altos. O time com sede em São Paulo analisou novas opções técnicas à disposição e terá, na temporada 2023, um novo carro para os irmãos Cristian e Marcos Baumgart. Após os títulos conquistados, primeiro com os NWM Ford Ranger e em seguida com os Toyota Hilux IMA da Overdrive, a equipe X Rally Team disputará provas de rali neste ano com o carro que é a verdadeira sensação do off road mundial.

A equipe X Rally Team irá alinhar dois exemplares do carro que exterminou recordes do Dakar nas mãos de uma das maiores lendas do rali mundial. O Prodrive Hunter T1+ venceu nove das 14 etapas – sete delas com Sébastien Loeb, que estabeleceu um novo recorde na prova, o de seis vitórias consecutivas em etapas do principal rali do planeta. O francês, nove vezes campeão mundial de rali, correu a prova pela equipe barenita BRX – Bahrain Raid Extreme. Este mesmo carro, aliás, é um dos dois que foram adquiridos pela X Rally Team.

E com os cinco títulos conquistados no Sertões, primeiro com os Ford Ranger NWM (em 2016, 2017 e 2018 com Cristian Baumgart e Beco Andreotti) e depois com os Toyota Hilux IMA V8 da Overdrive em 2020 (com Marcos Baumgart e Kleber Cincea) e 2021 (novamente com Cristian e Beco), a equipe vem com o pacote técnico completamente renovado já para a temporada 2023, que inclui a disputa do Sertões 2023, que acontece de 11 a 19 de agosto. Na última edição do principal rali do país, Marcos Baumgart e Kleber Cincea terminaram em segundo lugar com o Toyota Hilux IMA V8 T1, de configuração inferior ao Toyota Hilux DRK V6 T1+ que venceu a prova – e também o Dakar deste ano.

“Optamos por um novo pacote técnico junto da Prodrive, entre todos os que testamos. Vamos trabalhar muito próximos em 2023 e 2024, e a temporada que se inicia será de intenso trabalho e preparação tanto para o Sertões e também outras provas fora do país”, destaca Beco Andreotti, navegador tetracampeão e CEO da X Rally Team. “No último Sertões não pudemos competir em igualdade de condições dentro da categoria diante da grande diferença entre o T1 e o T1+, e nosso foco agora é competir de igual para igual com nossos adversários”, continuou.

O projeto do Prodrive Hunter T1+ é assinado por Ian Callum, ex-Jaguar e Aston Martin, e traz o motor Ford Ecoboost de 3,5 litros V6 biturbo capaz de gerar até 600 cavalos de potência (limitado a 400 pelo regulamento). No Dakar de 2023, o modelo foi vice-campeão da prova com Sébastien Loeb e Fabian Lurquin.

O carro é construído pela Prodrive, que traz em seu portfólio trabalhos como equipe oficial da Subaru no Mundial de Rali e da Jaguar no antigo Mundial de Endurance. O fundador e CEO da empresa, David Richards, foi também chefe da equipe BAR da Fórmula 1 na primeira metade da década de 2000.

As duplas formadas por Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea irão estrear o Prodrive Hunter T1+ já no Sertões deste ano, de 11 a 19 de agosto, com locais de partida e chegada ainda a serem divulgados. O time também disputará outras provas, também a serem definidas.