Khalifa Al-Attiyah e Paolo Ceci venceram nesta sexta-feira (8) a sexta especial do Rally Dakar entre os competidores dos UTVs. A dupla formada pelo saudita e pelo italiano completaram os 448 quilômetros do estágio entre as cidades de Al Qaisumah e Ha’il, na Arábia Saudita, em 4h20min46s, garantindo o primeiro triunfo na atual edição da prova.
A segunda posição ficou com Gerard Farrés Guell e Armand Monleon, que terminaram a especial distantes 4min11s dos vencedores. Austin Jones e Gustavo Gugelmin foram os terceiros melhores, sendo seguidos por Aron Domzala e Maciej Marton, vencedores da quinta-feira. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk.
Depois de três dias dos mais complicados, Reinaldo Varela e Maykel Justo conseguiram a sexta posição na especial que marca a metade da prova. Os brasileiros foram seguidos por Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk. Lourenço Rosa e Joaquim Dias acabaram em oitavo, ficando á frente de Kees Koolen e Jurgen van den Goorbergh. Marek Goczal e Rafal Marton fecharam o top-10.
Quem não foi bem na especial desta sexta-feira foram os chilenos Francisco “Chaleco” López e Juan Pablo Latrach. A dupla, que começou o dia na liderança do Dakar nos UTVs, completou a especial apenas na 20ª colocação, com um atraso de 53min05s em relação a Al-Attiyah e Ceci, os melhores desta sexta-feira.
Após a disputa de seis especiais, a prova dos UTVs do Dakar tem novos líderes. Domzala e Marton são os melhores com um tempo acumulado de 27h04min29s. Jones e Gugelmin aparecem na segunda posição, apenas 40 segundos atrás. López e Latrach caíram para a terceira colocação. Já Varela e Justo avançaram para o sexto lugar.
O sábado (9) será o dia de descanso da caravana do Dakar, que só volta à estrada no domingo. Os competidores deixarão Ha’il para seguir em direção a Sakaka, em um percurso total de 737 quilômetros. Serão 471 quilômetros cronometrados.