López vence especial e mantém liderança nos UTVs

Francisco “Chaleco” López e Juan Pablo Latrach venceram nesta terça-feira (5) a terceira especial do Rally Dakar, disputada em laço na cidade de Wadi Ad-Dawasir, na Arabia Saudita. A dupla de chilenos completou os 403 quilômetros do estágio em 4h20min57s, faturando a primeira vitória na edição deste ano do mais importante rali do mundo.

A segunda posição ficou com o americano Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin, que terminaram a especial com um atraso de apenas 23 segundos em relação a Chaleco e Latrach. Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk ficaram com a terceira posição, sendo seguidos por Khalifa Al-Attiyah e Paolo Ceci. Santiago Navarro e Marc Sola Terradellas completaram o top-5.

Kees Koolen e Jurgen van den Goorbergh fecharam o dia com a sexta posição, ficando à frente de Aron Domzala e Maciej Marton. Saleh Alsaif e Oriol Vidal, vencedores da especial da segunda-feira, ficaram com o oitavo lugar. Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk terminaram a terça-feira com o nono lugar, enquanto Lourenço Rosa e Joaquim Dias foram os décimos.

A única dupla brasileira na disputa do Rally Dakar nos UTVs, Reinaldo Varela e Maykel Justo não tiveram o melhor desempenho na atual edição da prova. A dupla terminou a especial com a 16ª colocação, sofrendo um atraso de 22min55s em relação a Chaleco e Latrach.

Após a realização da terceira especial, Chaleco e Latrach lideram o Dakar com 13h19min10s, aparecendo com 6min08s de frente para Domzala e Marton. Jones e Gugelmin são os terceiros, seguidos por Kariakin e Vlasiuk, e Alsaif e Vidal. Varela e Justo estão agora na sétima posição da prova entre os competidores dos UTVs.

O Dakar segue nesta quarta-feira (6), quando a caravana da prova deixa Wadi Ad-Dawasir e segue em direção a Riad, capital saudita. O percurso total será de 813 quilômetros, sendo 337 deles cronometrados.