Francisco “Chaleco” López e Juan Pablo Latrach venceram nesta quinta-feira (7) a quinta especial do Rally Dakar. Os chilenos, líderes nos UTVs, completaram os 456 quilômetros do estágio entre as cidades de Riad e Al Qaiumah, na Arábia Saudita, em 5h47min32s, conquistando a segunda vitória em uma etapa da atual edição do mais importante rali do planeta.
A segunda posição ficou com Khalifa Al-Attiyah e Paolo Ceci, que terminaram a especial 1min52s distantes dos vencedores. Austin Jones e Gustavo Gugelmin foram os terceiros colocados, sendo seguidos por Aron Domzala e Maciej Marton, vencedores da especial de quarta-feira. Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk fecharam a lista dos cinco primeiros.
Saleh Alsaif e Oriol Vidal completaram a especial com a sexta colocação, enquanto Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk foram os sétimos. José Antonio Hinojo e Diego Ortega ficaram com a oitava posição ao final do estágio desta quinta-feira, sendo seguido por Fernando Alvarez e Antonio Gimeno García. Lourenço Rosa e Joaquim Dias ficaram com o décimo lugar.
Pelo terceiro dia seguido, Reinaldo Varela e Maykel Justo não conseguiram ficar entre os dez melhores. Na especial desta quinta-feira a única dupla brasileira nos UTVs sofreu com o estouro de três pneus, e completou o percurso apenas na 12ª colocação, com um atraso de 52min27 segundos em relação a López e Latrach.
Chaleco e Latrach lideram o Dakar com um tempo acumulado de 22h26min29s, marca 9min51s melhor em relação aos segundos colocados, Domzala e Marton. Jones e Gugelmin são os terceiros, 12min28s distantes dos líderes. Alsaif e Vidal aparecem em quarto, seguidos por Kariakin e Vlasiuk. Varela e Justo são os oitavos, 1h34min22s atrasados para os chilenos.
A próxima especial do Dakar será disputada nesta sexta-feira (8), quando a caravana da prova deixa Al Qaisumah e segue em direção a Ha’il, em um percurso total de 618 quilômetros, sendo 448 deles cronometrados.