Stephane Peterhansel, 13 vezes campeão do Rally Dakar, viu sua corrida terminar cedo na quarta-feira, quando o francês abandonou depois de uma ‘dura aterrisagem’, enquanto o líder Nasser Al-Attiyah ampliou sua liderança vencendo outro estágio.
A nona etapa na quarta-feira foi a segunda e última largada em massa da corrida, com os competidores correndo uma especial de 313 km em torno de Pisco. O penúltimo dia no Dakar deste ano não foi sem drama.
As esperanças de Peterhansel acabaram após 26 km do estágio, depois que o co-piloto David Castera, sofreu fortes dores nas costas, após uma ‘dura aterrisagem’ em uma duna de areia, pondo fim à sua missão este ano.
Peterhansel disse: “Nós viemos por uma duna e aterrissamos de bico na próxima duna. Tudo correu tão rápido que David, que estava olhando para o livro de navegação naquele momento, não esperava o impacto”.
Al-Attiyah jogou de forma segura, e inicialmente deixou Sébastien Loeb e Cyril Despres batalhar pela vitória no estágio. No entanto, quando ambos os rivais sofreram longos atrasos no final do dia, com Loeb em particular perdendo mais de uma hora, Attiyah, conquistou a vitória na terceira etapa da corrida. Ele ampliou sua liderança na Toyota sobre Nani Roma para 51 minutos na véspera da final, em Lima.
Nas motos, os líderes partiram juntos nas dunas e optaram por monitorar um ao outro até a linha de chegada. Toby Price, Pablo Quintanilla e Matthias Walkner cruzaram a linha ao mesmo tempo atrás do vencedor do estágio, Michael Metge, para garantir que o emocionante sprint final do dia aconteça nesta quinta-feira.
Após nove dias de corridas intensas, notavelmente apenas um minuto separa Price de Quintanilla na classificação geral. Walkner está cinco minutos mais atrás.
Price disse: “Estamos na luta faltando um estágio, por isso esperamos ter um ou dois resultados e ficarei feliz com isso. Hoje foi tudo sobre ser suave e consistente, não houve realmente chance de fugir. Eu só precisava manter todos à vista e é isso que conseguimos fazer. ”
Sam Sunderland recebeu uma penalidade de uma hora no final do estágio 8, colocando um ponto final na disputa pelo título.
O russo Eduard Nikolaev colocou um par de dias difíceis para trás para retornar às vitórias no caminhão Kamaz. Ele ganhou o estágio e também recuperou a liderança do compatriota Dmitry Sotnikov.
Depois de sete vitórias no campeonato, o argentino Nicolas Cavigliasso teve de se contentar com o segundo lugar na categoria quadriciclos, com a vitória do jovem compatriota Manuel Andújar. Cavigliasso ainda leva no geral em uma hora e 40 minutos.
Na corrida SxS, o brasileiro Reinaldo Varela cruzou a linha primeiro, mas o chileno Francisco Lopez Contardo o seguiu em terceiro, e ainda está no controle da tabela de classificação.
Quinta-feira é a última etapa do Rally Dakar de 2019, e os concorrentes restantes chegam a Lima. Mas primeiro, eles precisam percorrer uma ligação de 247 km e um estágio especial de 112 km.