Peterhansel vence a sétima etapa do Dakar

Stephane Peterhansel venceu a sétima etapa na segunda-feira, para se aproximar do líder do Dakar, Nasser Al-Attiyah, enquanto Sebastien Loeb recuou, perdendo 28 minutos por uma falha elétrica, apesar de sua velocidade dar algum alívio.

A segunda-feira teve os pilotos acelerando em um estágio especial, de 323 km em torno de San Juan de Marcona.

A largada atrasou 30 minutos devido ao nevoeiro, mas quando eles começaram, foi o americano Ricky Brabec quem estabeleceu o ritmo inicial, com Sam Sunderland muito próximo nos primeiros 100km. O piloto britânico melhorou sua performance e dominou o resto do dia para terminar quase dois minutos à frente de José Ignacio Cornejo, e seis minutos e meio à frente de Brabec. Está apertado no topo, com cinco pilotos a 10 minutos um do outro.

“Ontem fiquei decepcionado porque senti que estava bem e minha navegação estava boa”, disse Sunderland. “Eu comecei hoje com a intenção de apertar muito. Eu estava indo bem, mas perdi alguns minutos em uma parada. Isso foi frustrante, mas voltei à trilha e me sinto muito bem.”

Na categoria carros, o dia pertencia a Peterhansel. O francês saiu no topo de um emocionante duelo com Nani Roma, com a liderança trocando de mãos várias vezes antes de Peterhansel superar seu rival depois de 200 km.

Foi um dia para Loeb esquecer. Apesar de ser o piloto mais rápido do circuito, Loeb, da Peugeot, ficou 40 minutos atrasado em um ponto, depois de uma falha elétrica antes de acelerar até o final do estágio, e diminuir suas perdas para 28 minutos.

Nasser Al-Attiyah no Toyota jogou seguro durante todo o dia, e apesar de um furo de pneu nos últimos 10 km, terminou em quarto e ainda mantém a liderança da classificação geral por 29 minutos de Peterhansel.

Loeb disse: “O carro parou depois de três quilômetros. Foi uma pane elétrica total. Além disso, não cometemos nenhum erro e fomos muito rápidos. É bastante frustrante, vamos ver o que podemos fazer, e pelo que podemos lutar nos próximos dias.”

O russo Eduard Nikolaev, da equipe Kamaz-Master, teve uma vantagem tão grande no estágio, que ele poderia perder 36 minutos para o vencedor, Gerard de Rooy, e ainda manter o primeiro lugar por mais de uma hora.

Nicolas Cavigliasso provou mais uma vez que ele está na sua própria liga na areia este ano, o argentino acumulou sua sexta vitória em sete etapas na categoria quadriciclos. O piloto da Drag’On Rally Team tem uma vantagem geral de uma hora e 15 minutos sobre Jeremias González.

Na corrida SxS, o chileno Francisco Lopez Contardo reduziu a diferença para o líder Reinaldo Varela, para apenas quatro minutos depois de vencer o estágio por 22 minutos de seu rival brasileiro.

Terça-feira terá a corrida da costa norte até Pisco, com um deslocamento de 215 km seguido por um estágio especial de 360 km.