Peterhansel vence especial e dispara na liderança nos carros

Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger venceram nesta terça-feira (12) a nona especial do Rally Dakar, disputada em laço na cidade de Neom, na Arábia Saudita. A dupla, que compete com um Mini, completou os 465 quilômetros em 4h50min27s, garantindo a primeira vitória na atual edição do mais importante rali do planeta.

A segunda posição ficou com Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, dupla da Toyota que foi 12min00s mais lenta em relação a Peterhansel e Boulanger. Giniel de Villiers e Alex Bravo, com outro Toyota, foram os terceiros, sendo seguidos por Yazeed Al-Rajhi e Dirk von Zitzewitz, com outro carro da marca japonesa. Brian Baragwanath e Taye Perry, com um Century, fecharam o top-5.

Martin Prokop e Viktor Chytka, dupla que compete com um Ford, fechou a especial com a sexta posição, sendo seguidos por Cyril Despres e Michael Horn, que correm com um Peugeot. Khalid Al Qassimi e Xavier Panseri, com outro Peugeot, ficaram com o oitavo lugar da especial. O grupo dos dez melhores ainda contou com Benediktas Vanagas e Filipe Palmeiro, da Toyota, e Nani Roma e Alexandre Winocq, da Mini.

Os brasileiros que disputam o Dakar nos carros tiveram ótimo desempenho nesta terça-feira. Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan fecharam a especial com a 13ª colocação com um Century. O resultado poderia ser ainda melhor, já que a dupla foi punida com o acréscimo de cinco minutos. Já Guiga Spinelli e Youssef Haddad ficaram com a 20ª colocação com um Mini.

Após nove especiais, Peterhansel e Boulanger lideram o Dakar com um acumulado de 34h6min16s, tempo 17min50s melhor em relação a Al-Attiyah e Baumel, os segundos colocados. Sainz e Cruz, 11º nesta terça-feira, seguem em terceiro. Spinelli e Haddad são os 15º colocados, enquanto Gastaldi e Roldan aparecem na 30ª posição.

A quarta-feira do Dakar contará com mais uma especial, essa entre Neom e AlUla. Serão 583 quilômetros totais, e 342 quilômetros cronometrados.