Price vence terceira especial; Howes lidera Dakar nas motos

Toby Price venceu nesta terça-feira (5) a terceira especial do Dakar, mais importante prova fora de estrada do planeta, entre os competidores das motos. O australiano, que corre com uma KTM, completou os 403 quilômetros da etapa laço, disputada com largada e chegada em Wadi Ad-Dawasir, na Arábia Saudita, em 3h33min23s. Foi a segunda vitória do bicampeão na atual edição.

Kevin Benavides, com uma Honda, terminou com a segunda colocação, distante 3min16s do tempo de Price, após sofrer uma punição de dois minutos. Atrás do argentino, outros três pilotos da KTM fecharam o top-5 desta terça-feira: Matthias Walkner completou a especial em terceiro, sendo seguido por Skyler Howes e Sam Sunderland.

Xavier de Soultrait completou o estágio do dia com o sexto melhor tempo. O piloto da Husqvarna foi seguido por Franco Caimi, sétimo com uma Yamaha. Daniel Sanders, piloto da KTM, foi o oitavo, ficando à frente de Rui Gonçalves, da Sherco. O grupo dos dez melhores foi completado por José Ignácio Cornejo, piloto da Honda.

Alguns dos destaques da atual edição não foram bem. Joan Barreda Bort, ganhador da segunda especial, ficou apenas com o 30º lugar. Ricky Brabec, vencedor do prólogo, foi apenas o 25º, terminando uma posição atrás de Pablo Quintanilla, apenas o 24º do dia. Luciano Benavides, por sua vez, chegou próximo do top-10, acabando em 12º. Já Ross Branch ficou com o 17º lugar ao final do dia.

Após a disputa de três especiais, a competição das motos do Dakar tem a liderança de Skyler Howes, que soma 12h05min48s. Xavier de Soultrait aparece em segundo, distante apenas 28 segundos do americano. Toby Price é o terceiro, com um atraso de 52 segundos para o líder. Kevin Benavides e Sam Sunderland fecham o grupo dos cinco melhores.

O Dakar segue nesta quarta-feira (6), quando a caravana da prova deixa Wadi Ad-Dawasir e segue em direção a Riad, capital saudita. O percurso total será de 813 quilômetros, sendo 337 deles cronometrados.