Rally: Moraes vence duelo emocionante contra Loeb nas dunas dos Emirados

Brasileiro supera lenda francesa por apenas 1min01s na primeira especial em Abu Dhabi

Lucas Moraes protagonizou um duelo intenso e cheio de emoção com o francês Sebastien Loeb, um dos pilotos mais consagrados da história do rally mundial, na abertura do Abu Dhabi Desert Challenge, nos Emirados Árabes Unidos. A prova deste domingo (23), válida pela segunda etapa do Mundial de Rally Raid, terminou com vitória do brasileiro por apenas 1min01s após 243 km percorridos nas exigentes dunas árabes.

A bordo do Toyota GR DKR Hilux e acompanhado pelo navegador espanhol Armand Monleón, Moraes concluiu o percurso em 2h57min34s. Loeb, pilotando um Dacia SandRider ao lado do belga Fabian Lurquin, manteve-se sempre próximo, pressionando constantemente o brasileiro e esperando por qualquer erro para assumir a liderança.

“Foi fantástico brigar com alguém como o Loeb durante todo o dia. Foi também uma sensação muito boa recomeçar a disputa do Mundial da mesma forma que encerramos a etapa anterior, que foi o último dia de Dakar, com vitória na especial”, afirmou Moraes, lembrando da vitória conquistada no encerramento do Dakar, em 17 de janeiro.

O catarense Nasser Al-Attiyah, considerado o maior especialista em corridas no deserto atualmente, terminou na quarta colocação. Ele chegou a liderar temporariamente no início, ultrapassando Moraes no segundo e terceiro trechos parciais, mas acabou superado nas etapas seguintes. Já o atual campeão mundial e vencedor do Dakar 2025, Yasser Al-Rajhi (Arábia Saudita), ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk, terminou apenas na 14ª posição.

Sobre o resultado deste domingo, Moraes destacou a importância para o desenvolvimento do seu projeto: “O resultado de hoje é muito importante para a nossa equipe, que tem trabalhado duro para desenvolver o carro. O desafio aqui em Abu Dhabi vai ser difícil até o final, especialmente porque ainda tenho bastante para aprender quando se trata de competir no deserto, particularmente aqui, com dunas muito altas. Mas estou confiante. Hoje foi o primeiro passo. Vamos ver como nos saímos nos próximos quatro dias”.

O Abu Dhabi Desert Challenge, em sua 34ª edição, segue nesta segunda-feira com a segunda especial de 228 km. Moraes e Monleón, que largam na frente devido à vitória na etapa inicial, enfrentarão o desafio extra de abrir caminho nas dunas, sem referências prévias, já que recebem o mapa do percurso apenas 15 minutos antes da largada. A prova termina na quinta-feira (27), após um total de 1.186 km cronometrados em cinco especiais.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.