Raphael Reis garante a primeira pole do TCR South America em dia de domínio dos Honda

Usando de uma estratégia que daria ao piloto apenas uma chance de cravar o melhor tempo, Reis poupou pneus durante toda a atividade, coletando poucas voltas durante os 40 minutos de classificatório, para que pudesse acertar a volta voadora em uma oportunidade derradeira. Com tempo de 1:41.329, Reis superou o espanhol Oriola por 0.355s. Oriola, que liderou os dois treinos livres da etapa, viu seu carro #74 na primeira posição durante mais da metade do quali, mas ficou sem conseguir fazer sua última tentativa e desafiar o brasileiro pela pole position e vai alinhar o segundo carro da W2 também na primeira fila. Assim como nos outros treinos, a equipe brasileira conseguiu colocar seus dois bólidos na primeira fila.

Quem teve a chance te quebrar a hegemonia da equipe em Interlagos foi Manuel Sapag. O piloto argentino da Squadra Martino abriu a última volta rápida instantes antes da bandeirada final e trouxe ainda mais emoção para o disputado treino classificatório. Sapag conseguiu fazer um bom primeiro setor, apenas 0.010s de Raphael Reis, mas a volta do #33 não teve constância até o final para brigar pela primeira posição. Mesmo assim, Sapag conseguiu levar o Civic Type-R até a terceira posição, melhor colocação que o piloto andou até o momento em Interlagos.

A Honda segue imbatível até o momento em Interlagos. Em todas as atividades de pista na jornada inaugural da categoria, a montadora japonesa colocou seus bólidos nas duas primeiras posições.

Rodrigo Baptista foi outro que sonhou com a pole-position. Pilotando o Audi #13 da Cobra Racing, Baptista chegou a disputar a liderança com Oriola no início da atividade, mas viu seu carro fechar o quali na quarta posição.

Pela classe Trophy, Fábio Casagrande segue sendo o grande destaque da jornada inicial do TCR South America. Casagrande liderou todas as atividades pela classe com o Alfa Romeo #16 da PropCar Racing e conseguiu manter seu domínio no quali, sendo o mais bem colocado entre os pilotos que competem pela Trophy.

As primeiras corridas do TCR South America acontecem na manhã de domingo, com a primeira das largadas previstas para às 08h40. O regulamento prevê uma corrida de 13 voltas e outra de 15 voltas. Na Argentina, quali e corridas serão exibidos através do TyC Sports. No Brasil as provas passam no FOX Sports, canal da plataforma brasileira do Grupo Disney. As atividades de pista poderão também ser acompanhadas por streaming em toda região por meio da plataforma TCR TV.

O que eles disseram:

“Muito contente em escrever meu nome na história da categoria. Essa pole começou muito antes de trazermos os carros para pista, há mais de um ano nos preparamos para isso, seja estudando o carro ou colhendo dados dos testes que pudemos fazer com o Civic Type-R. Fizemos uma estratégia arriscada, sabia que só teria aquela oportunidade de fazer a pole e deu certo. Senti que poderia ter tirado um pouco mais do carro, mas feliz que todo nosso trabalho deu resultado e que sairemos da pole-positon na primeira corria de amanhã.” Raphael Reis

“Muito feliz de estar aqui nessa primeira prova da história do TCR South America. Correr em Interlagos é incrível, uma sensação única que queria ter na minha vida. O carro está ótimo, estamos andando bem por aqui e espero manter esse ritmo para as próximas etapas também. Não consegui fazer minha última volta rápida no quali e brigar pela pole com o Raphael Reis por uma falha na comunicação com a equipe, a língua apesar de próxima acabou atrapalhando um pouco a comunicação para conseguir fazer a última saída.” Pepe Oriola

“É uma sensação única estar em Interlagos para correr. Muito feliz em estar aqui e pilotando os carros da TCR South America. Espero conseguir uma boa corrida nessa pista tão conhecida e nas outras mais ao longo do ano. Fiquei muito feliz em conseguir o terceiro melhor tempo do quali e agora é focar na corrida para ameaçar os dois pilotos da minha frente e brigar pela vitória.” Manuel Sapag

“É uma sensação incrível estar aqui podendo andar em uma categoria reconhecida mundialmente e estreando sua porção sul-americana no principal palco do esporte a motor no continente. O TCR tem tudo para fazer um sucesso enorme por aqui e eu espero conseguir bons resultados em 2021. Muito feliz com a pole na classe Trophy, estou me adaptando muito bem ao carro, mesmo estando há tantos anos sem correr.” Fabio Casagrande