O campeão do WEC, Timo Bernhard, e o campeão do DTM, Rene Rast, conquistaram a vitória para o Time da Alemanha da “Cup of Nation – ROC” (Copa das Nações – Corrida dos Campeões) realizada no Estádio Internacional King Fahad em Riade.
Em uma noite gelada na capital da Arábia Saudita, as lendas do esporte a motor mundial se uniram em duplas para competirem pelos seus países e regiões. Eles usaram alguns tipos de carros – incluindo o Vuhl 05 ROC, Ariem Tom Cup, Xtreme Pickup, Whelen NASCAR, KTM X-Bow Comp R e o ROC Car.
E foi uma grande noite de ação – com Bernhard e Rast disputando a final contra as lendas da equipe Latino Americana composta por Juan Pablo Montoya e o brasileiro Helio Castroneves.
No primeiro stint, Rast superou Montoya. Castroneves bateu Bernhard no segundo stint, mas Rast foi muito forte no final para vencer a Copa das Nações da Corrida dos Campeões para a equipe alemã pela oitava vez.
A equipe da Arábia Saudita (Yazeed Al-Rajhi e Ahmed Bin Khanen) emocionou os fãs no estádio em Riade, chegando até as semi-finais e sendo derrotados pelos alemães.
A outra semi-final foi uma verdadeira batalha entre os maiores nomes do automobilismo mundial, com o time Latino Americano contra o time Nórdico (o Mr. Le Mans Tom Kristensen e o Campeão Mundial de Rally Petter Solberg). Montoya e Solberg conquistaram uma vitória cada antes que o colombiano vencesse o stint decisivo.
A noite começou com 11 equipes – um recorde da Copa das Nações – divididos em três grupos eliminatórios.
A equipe americana (os campeões da IndyCar, Ryan Hunter-Reay e Josef Newgarden) foram um dos primeiros eliminados. Newgarden venceu duas vezes, mas não foi o suficiente para se classificar em um grupo muito competitivo. O outro adversário eliminado foi o Time México (Memo Rojas e Abraham Calderon) com uma única vitória.
A equipe da Alemanha liderou o Grupo A com cinco vitórias, enquanto o time Latino Americano venceu quatro vezes.
O Grupo B também viu grande nomes eliminados da competição, incluindo a Inglaterra – apesar da vitória de David Coulthard e Lando Norris. O Time Nórdico e o Time Súeco, Joahn Kristofferson e Joel Eriksson, terminaram com quatro vitórias.
Os destaques da noite goram, certamente, o Time Simracing All Stars (Rudy van Buren e Enzo Bonito), com Van Buren conseguindo duas vitórias contra os pilotos profissionais, mas não o suficiente para ajudar os jogadores progredirem na competição.
O Grupo C com os times do Oriente Médio certamente foi o mais tenso, com as três equipes terminando com duas vitórias. Mas foi o Time da Arábia Saudita que passou para as semi-finais com o tempo mais rápido.
A ação retorna neste sábado (03) em Riade, com os pilotos deixando suas duplas de lado para competirem sozinhos na Race of Champions.
Grupos para a corrida deste sábado (03):
Grupo A (Juan Pablo Montoya, Helio Castroneves, Ryan Hunter-Reay e o vencedor da disputa entre Memo Rojas e Abraham Calderon)
Grupo B (Tom Kristensen, David Coulthard, Timo Bernhard, e o vencedor da disputa entre Rudy Van Buren e Enzo Bonito)
Grupo C (Johan Kristoffersson, Rene Rast, Lando Norris e o vencedor da disputa entre Joel Eriksson e Mansour Chebli)
Grupo D (Josef Newgarden, Petter Solberg, Yazeed Al-Rajhi e o vencedor da disputa entre Khaled Al Qubaisi e Ahmed Bin Khanen)
Os dois primeiros de cada grupo irão para as quartas-de-final. E então segue o torneio eliminatório até a definição do campeão da Corrida dos Campeões (ROC).