Ayrton: o piloto de Malta que corre homenageando Senna no capacete

A inspiração em Ayrton Senna cada vez mais tem rompido fronteiras pelo mundo e a história do jovem Ayrton Jon Tonna é a prova disso. Piloto de kart com apenas 10 anos e nascido em Malta, país europeu localizado em uma ilha ao sul da Itália, ele corre com o capacete nas cores do xará Ayrton Senna, que é seu grande ídolo.

Tudo começou por conta da relação de idolatria que Jonathan Lee Tonna, pai do kartista, tem com Ayrton Senna. “Meu pai costumava correr em um carro de fórmula em subidas de montanha e o Senna foi uma inspiração pra ele desde que ele era um garoto”, diz Ayrton.

Ayrton: o piloto de Malta que corre homenageando Senna no capacete
Ayrton ao lado do pai Jonathan – Foto: Arquivo pessoal

O jovem kartista atualmente compete em vários campeonatos de kart da Europa, sendo boa parte deles realizados na Itália, país que sedia as principais equipes do continente. Seu próximo desafio, inclusive, é a 29ª edição do Troféu Ayrton Senna, uma prova tradicional em homenagem ao brasileiro, com baterias sendo realizadas no Circuito de Nápoles, em Sarno, entre os dias 6 e 8 de dezembro.

“Essa é a nossa última corrida de 2024. Sempre foi um sonho correr essa prova em homenagem a ele. Nunca estivemos nesta pista, mas estamos ansiosos pela corrida”, afirma Ayrton.

Ayrton: o piloto de Malta que corre homenageando Senna no capacete
Foto: Arquivo Pessoal

O piloto promissor explica que os valores de Senna foram fundamentais para que o tricampeão mundial de F1 se tornasse seu grande ídolo no automobilismo, sendo também uma inspiração para ir em busca de grandes sonhos no esporte.

“Senna é uma inspiração para eu me tornar um piloto de Fórmula 1. Sua determinação, habilidades, gentileza e ao mesmo tempo ser implacável na pista fazem dele uma pessoa especial. Estou tentando seguir os seus passos. Ele acredita em Deus e na Bíblia Sagrada, e eu também sou muito religioso. Suas frases me motivam muito, especialmente quando estou competindo na pista”, revela Ayrton.

Após suas primeiras conquistas em Malta, como os títulos do Entry Level National e a Rotax Micro Challenge em 2022, Ayrton partiu para novos desafios na Itália em 2023. Competindo em provas na Sicília, o piloto conquistou o título de campeão regional da categoria GR3 sub 10 na ACI Coppa Italia. A ACI (Automóvel Clube da Itália) inclusive é a federação que organiza os principais campeonatos de automobilismo do país, como a F4 Italiana.

Em 2024, Ayrton também disputou algumas etapas do Campeonato Italiano de Kart. O piloto ainda carrega alguns outros equipamentos que remetem ao ídolo, como luvas, a carenagem da DAP, marca com que Ayrton Senna competia nos karts, e também o 12, número com que o brasileiro mais disputou corridas na F1.

“Senna é uma pessoa única e tenho o orgulho de receber o nome desta lenda e adoro carregar suas cores em meu capacete e vencer com suas cores. Eu também corro com o número 12 dele sempre que possível”, diz Ayrton.

Ayrton: o piloto de Malta que corre homenageando Senna no capacete
Foto: Arquivo pessoal

Além de tentar chegar longe no automobilismo, o maltês admite que tem um outro grande sonho: conhecer o Brasil. “Eu nunca estive no Brasil. Um dos meus sonhos é visitar o Brasil, conhecer a família de Ayrton Senna e prestar-lhe uma homenagem”, completa o jovem piloto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.