Pode parecer uma tarefa difícil, talvez impossível para muitos, mas ela não pensa em desistir. Com 164 pontos na tabela de classificação, a jovem paulista Bia Figueiredo também tem chances de ficar com o título da temporada 2004 da Fórmula Renault. “O pessoal parece que se esqueceu de mim, mas eu estou bem viva e vou tentar fazer a minha parte para ser campeã”, diz a piloto de 19 anos, que tem 50 pontos de desvantagem para o líder Daniel Serra (Bassani Racing), que tem 214. Neste fim de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, será decidia a temporada, com a realização da 13.ª e 14.ª etapa da categoria.
“Sei que é difícil ficar com o título, mas ainda temos 64 pontos em jogo nessas duas corridas. E é aquela coisa: no automobilismo tudo pode acontecer, e continuo com esperanças, claro”, disse Bia Figueiredo, que este ano já marcou três terceiros lugares e chegou duas vezes em segundo — inclusive terminou em na segunda colocação a última etapa, realizada no circuito de rua de Florianópolis (SC), em novembro. Bia sabe das suas capacidades na pista e tem certeza que o momento pode ser este em Interlagos.
“Já fiquei muito perto da vitória este ano. Bateu na trave várias vezes”, disse Bia, que lembrou do fato de que o piloto da Stock Car V8 Thiago Camilo, que chegou perto da vitória em várias corridas, mas só venceu mesmo na última prova do ano, justamente em Interlagos. “Agora quem sabe a sorte não aparece para mim em Interlagos. Vou me esforçar muito para andar na frente.”
Na 11.ª etapa da Fórmula Renault, realizada em Interlagos como preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, Bia Figueiredo foi a mais rápida no treino livre, mas na hora da classificação ficou apenas com o sexto tempo. “A gente começou bem o trabalho em Interlagos, fizemos um tempo ótimo no treino livre, mas na hora de classificar com pneus novos e não consegui acertar a volta”, explica Bia, que gosta do traçado da pista paulistana, mas não é seu preferido.
“Acho que se eu conseguir classificar na primeira fila, tenho chances de vencer. Aliás, independente de ficar com o título, eu quero muito vencer uma corrida, e poderia ser agora”, completou a piloto da Cesário F-Renault, do experiente preparador Augusto Cesário.