Duelo de gerações é destaque na categoria

Pilotos experientes, com passagem pelo exterior, enfrentando garotos que acabam de deixar o kart. O confronto entre competidores de diferentes idades é um dos principais atrativos da Stock Jr., categoria que estréia neste sábado (9), dentro da programação da primeira etapa da Stock Car. É por este motivo que os organizadores resolveram dividir a competição em duas, dentro do mesmo grid. Pelo título da categoria Pró, brigam os pilotos com menos de 35 anos. Na classe Master, a disputa está restrita aos que tiverem idade acima deste limite. O custo acessível e a possibilidade de estar num dos eventos mais prestigiados do automobilismo nacional faz crescer a procura pela Stock Jr.

Nesta semana, na terça (4) e quarta-feira (5), foram realizados os primeiros treinos de pré-temporada da nova categoria. Quem caminhou pelos boxes encontrou até mesmo pilotos que há muito tempo não entravam num carro de corrida. É o caso do paulista Linneu Linardi, de 36 anos, que retorna às pistas pela classe Master da Stock Jr. Nesta quarta-feira (5), depois de cinco anos ausente, ele voltou ao cockpit para fazer os primeiros testes categoria. “Eu nunca havia guiado um carro de Turismo. Fiz minha carreira toda andando de monoposto ou no máximo de protótipo. Aproveitei o dia para me adaptar às reações do carro, que é completamente diferente de tudo que já pilotei”, analisa Linneu Linardi.

Se adaptar ao novo estilo de pilotagem foi o principal objetivo de Linneu Linardi durante os testes. “O carro de Turismo exige muito mais suavidade no jeito de guiar, sem contar que eu jamais havia andado com pneus radiais. A experiência foi bastante positiva e vai me ajudar a chegar aos primeiros treinos oficiais em condições de brigar pela vitória na minha classe”, comenta o piloto, que passou pela Fórmula 1.600 Paulista, Fórmula 2000 Canadense e Fórmula 3 Sul-Americana. Nos testes da Stock Jr., os melhores foram Thiago Ribeiri e Mario Romancini, que acabam de sair do kart. Pela classe Master, o melhor tempo ficou com Jason Oliveira. Linneu Linardi terminou em quarto. Os treinos oficiais da primeira etapa começam na sexta-feira (7).