João Paulo de Oliveira termina em décimo no Japão

A Honda terminou a metade do Campeonato Japonês de Super GT com muita consistência, terminando nas três primeiras posições nos 300 Km de Sugo, quinta etapa do principal certame de carros de turismo da Ásia disputada neste domingo (29/7). A vitória ficou com a dupla formada pelo irlandês Ralph Firman, ex-piloto de Fórmula 1, e o japonês Daisuke Ito, que ampliaram a liderança no torneio com o Honda NSX. João Paulo de Oliveira, com o japonês Seiji Ara, pilotando Nisan Fairlady Z terminaram em décimo e ocupam a nona posição na tabela de pontuação. “Tivemos uma corrida difícil”, apontou o brasileiro.

A corrida começou com a pista bastante molhada por causa da chuva da manhã, o que movimentou bastante os pits, por causa da indecisão dos times sobre que tipo de pneus deveriam usar para a prova, que teria duas horas de duração. “Decidimos arriscar com um pneu intermediário, mas estava impossível de guiar. Tivemos que parar depois de apenas duas voltas para por pneu de chuva”, contou João Paulo. Dai em diante, o brasileiro fez uma corrida de recuperação e no fim alcançou o décimo lugar. “Foi o resultado máximo que podíamos alcançar considerando as circunstâncias que enfrentamos”, comentou o brasileiro.

A segunda metade do Campeonato Japonês de Super GT começa dia 16 de agosto, com a disputa dos 1.000 Km de Suzuka, sexta e mais longa etapa do certame.

Os dez primeiros nos 300 KM de Sugo foram:

1. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 81 voltas em 2h01min17s063;

2. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, a 0s282;

3. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, a 23s302;

4. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 23s816;

5. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, a 40s398;

6. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min20s106;

7. Jeremie Dufour (FRA) / Kazuki Oshino (JAP), Nissan Fairlady Z, a 1 volta;

8. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, a 1 volta;

9. Ronnie Quintarelli (ITA) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, a 1 volta;

10. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, a 3 voltas.