João Paulo de Oliveira disputa última etapa

João Paulo de Oliveira (Nissan) disputa no próximo domingo (04/11) a nona e última etapa do Campeonato Japonês de Super GT. A corrida de 300 km acontece no autódromo de Monte Fuji, que este ano sediou o GP do Japão de Fórmula 1. O brasileiro ocupa a 11ª colocação no campeonato mais importante de carros GT da Ásia, enquanto que o irlandês Ralph Firman em dupla com o japonês Daisuke Kato (Honda) garantiram o título da temporada por antecipação ao venceram a corrida passada, em Autópolis.

Faltando apenas esta etapa para terminar o campeonato, o paulista busca subir na tabela de classificação. Apesar de ser o 11° colocado, ainda têm chances matemáticas de chegar na 5ª colocação. “Se tivermos a velocidade na classificação, não tenho dúvida que brigaremos pela vitória”, garante João Paulo. “Esse tipo de situação em que estamos me dá um incentivo extra. Tenho muita fé e é exatamente nesse tipo de situação que devemos nos superar”, pondera.

O trabalho de escolha do tipo de pneu que a Yokohama usará nesta corrida ficará a cargo do japonês Seiji Ara, que forma dupla com o brasileiro. “Esse trabalho que tenho feito nas sexta-feiras ficará nas mãos do Ara. Com isso ele classificara, pois no sábado não haverá outro treino, já vamos direto pra tomada de tempos. Como o trabalho de escolha de pneu será com ele, é mais fácil ele classificar”, explica Oliveira, que foi o segundo mais rápido no teste coletivo oficial da Super GT realizado em Fuji em setembro. “Tenho confiança no trabalho do meu companheiro e espero que possamos manter o rendimento do teste do mês passado”, conclui.

A Super GT já esteve em Monte Fuji esse ano, na 3ª etapa do certame, mas para uma corrida de 500 km. Na ocasião a prova de João Paulo durou pouco, pois seu companheiro de equipe Seiji Ara bateu ainda na volta de número 12, quando tentava ultrapassar um retardatário. O melhor resultado do brasileiro este ano foi na quarta prova, em Sepang, na Malásia. Após largar em 14ª ele fez uma grande corrida de recuperação e conquistou a vitória. “Espero e muito poder brigar pela vitória, pois seria maravilhoso vencer duas corridas no ano, já que os únicos que venceram mais de uma vez foram os campeões”.