O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan Fairlady Z) vai largar da quarta fila na última etapa do Campeonato Japonês de Super GT, que será disputada neste domingo (4/11) no circuito de Fuji, no Japão. “Acho que a Super Classificação poderia ter sido melhor. Amanhã será uma longa corrida e temos esperança de ter um rendimento melhor na corrida”, comentou o paulista, 11º colocado no certame.
A pole position ficou com a dupla formada pelo francês Benoit Treluyer e o japonês Kazuki Hoshino, com Nissan Fairlady Z, estabelecendo a marca de 1min33s022. Campões por antecipação do principal certame de carros GT da Ásia, o irlandês Ralph Firman e o japonês Daisuke Ito (Honda NSX) largam apenas da sétima fila, na 14ª posição.
Nos treinos livres a dupla João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP) fez o sétimo tempo. Na classificação na manhã de sábado, eles fizeram o quinto tempo e foram para a Super Classificação, onde os dez mais rápidos completam apenas uma volta cronometrada para formarem as cinco primeiras filas do grid de reunirá quase 50 carros. “A tarde o tempo foi pior comparado ao tempo da manhã”, constatou o brasileiro, ao verificar a marca estabelecida por seu companheiro Seiji Ara, que garantiu a dupla da Nissan na sétima posição. “A corrida vai depender do desgaste dos pneus, vamos ver!”, encerrou João Paulo, que corre com os pneus Yokohama, que ainda não atingiram o nível do Bridgestone, que dominou amplamente a temporada.
Faltando apenas esta etapa para terminar o campeonato, o paulista busca subir na tabela de classificação. Apesar de ser o 11° colocado, ainda têm chances matemáticas de chegar na 5ª colocação. O melhor resultado do brasileiro este ano foi na quarta prova, em Sepang, na Malásia. Após largar em 14ª ele fez uma grande corrida de recuperação e conquistou a vitória. “Espero poder brigar pela vitória, pois seria maravilhoso vencer duas corridas no ano, já que os únicos que venceram mais de uma vez foram os campeões”.
Os mais rápidos da classificação na última etapa da Super GT foram:
1. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min33s022
2. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX, 1min33s671
3. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, 1min33s692
4. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min33s766
5. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 1min33s952
6. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min33s970
7. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s215
8. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s413
9. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s635
10 Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s636