Oliveira larga na sétima posição em Suzuka

Depois de ver o domínio da Honda na temporada passada, o Campeonato Japonês de Super GT de 2008 começa com surpresas. O grid de largada dos 300 Km de Suzuka, que ocorrem neste domingo (16), teve quatro Nissan entre os oito primeiros colocados — conseguindo, inclusive, anotar os três postos de frente —, contra apenas dois carros campeões em 2007 e dois Toyota. E, dentre os Nissan, está o do brasileiro João Paulo de Oliveira.

Saindo da sétima colocação, Oliveira tem planos modestos para a prova. “Eu sempre sou realista. Acredito que dentro de condições normais, temos boas chances de terminar entre os seis primeiros”, comentou. Porém, ele reconhece que o novo Nissan GT-R parece ser bastante promissor. “Com certeza o passo que a Nissan deu foi grande, mas devemos continuar trabalhando muito, pois Toyota e Honda com certeza vão correr atrás do prejuízo.”

Segundo João Paulo, a sua diferença para os carros da mesma marca que estão mais à frente está nos pneus. O brasileiro corre utilizando compostos da Yokohama, enquanto Michael Krumm, Benoit Treluyer e Sébastien Philipe usam Bridgestone. “Pois é, para a Yokohama até que foi bom. De manha, fizemos o sexto tempo na primeira sessão de classificação, quando podemos dar quantas voltas quiser. A tarde, na super classificação, quando entram apenas os dez mais rápidos, esfriou muito, dai os pneus fizeram mais diferença, porque foi difícil aquecer para dar apenas uma volta lançada”, declarou.

“Bom, fiz a escolha de pneus mais duros pra esse fim de semana e, não sei exatamente, mas acredito que todos da Bridgestone a minha frente estão com compostos moles. Então, para ser sincero, a quarta fila está de bom tamanho, pois estamos mais focados no desempenho de longa duração e nisso parece que estamos bem. Ainda não definimos a estratégia final, mas deveremos fazer o primeiro ‘stint’ mais longo que os outros, acho que devo parar mais tarde. Ai poderemos surpreender mais ainda”, concluiu Oliveira.