Depois de ver o domínio da Honda na temporada passada, o Campeonato Japonês de Super GT de 2008 começa com surpresas. O grid de largada dos 300 Km de Suzuka, que ocorrem neste domingo (16), teve quatro Nissan entre os oito primeiros colocados — conseguindo, inclusive, anotar os três postos de frente —, contra apenas dois carros campeões em 2007 e dois Toyota. E, dentre os Nissan, está o do brasileiro João Paulo de Oliveira.
Saindo da sétima colocação, Oliveira tem planos modestos para a prova. “Eu sempre sou realista. Acredito que dentro de condições normais, temos boas chances de terminar entre os seis primeiros”, comentou. Porém, ele reconhece que o novo Nissan GT-R parece ser bastante promissor. “Com certeza o passo que a Nissan deu foi grande, mas devemos continuar trabalhando muito, pois Toyota e Honda com certeza vão correr atrás do prejuízo.”
Segundo João Paulo, a sua diferença para os carros da mesma marca que estão mais à frente está nos pneus. O brasileiro corre utilizando compostos da Yokohama, enquanto Michael Krumm, Benoit Treluyer e Sébastien Philipe usam Bridgestone. “Pois é, para a Yokohama até que foi bom. De manha, fizemos o sexto tempo na primeira sessão de classificação, quando podemos dar quantas voltas quiser. A tarde, na super classificação, quando entram apenas os dez mais rápidos, esfriou muito, dai os pneus fizeram mais diferença, porque foi difícil aquecer para dar apenas uma volta lançada”, declarou.
“Bom, fiz a escolha de pneus mais duros pra esse fim de semana e, não sei exatamente, mas acredito que todos da Bridgestone a minha frente estão com compostos moles. Então, para ser sincero, a quarta fila está de bom tamanho, pois estamos mais focados no desempenho de longa duração e nisso parece que estamos bem. Ainda não definimos a estratégia final, mas deveremos fazer o primeiro ‘stint’ mais longo que os outros, acho que devo parar mais tarde. Ai poderemos surpreender mais ainda”, concluiu Oliveira.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.