Em um treino classificatório tumultuado, o brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) acabou garantindo apenas a sétima fila no grid de largada para a oitava etapa do Campeonato Japonês de Super GT, que será realizada neste domingo (19/10) no autódromo de Autopolis, no Japão. “Hoje (sábado) a classificação foi meio bagunçada. Para a corrida espero que possamos ter a consistência que tivemos ontem (sexta-feira) nos treinos, e poderemos chegar entre os seis primeiros, que é o nosso objetivo principal”, comentou.
O treino de classificação da Super GT foi marcado por um acidente com o Nissan GT-R do japonês Masataka Yanagida, que obrigou os organizadores interromper a sessão de 20 minutos. “A maioria do pessoal que espera pro fim para classificar ficou sem tempo. A sessão reabriu faltando dois minutos, foi apenas uma volta pra cada um, então foi muito confuso”, contou João Paulo.
Os treinos que definem o grid de largada fazem parte da estratégia de cada equipe para se posicionar nas corridas, e uma alteração na programação obriga os times a refazerem seus cálculos. “Tínhamos que aguardar o tempo dos outros pra saber que tempo poderíamos fazer. Poderíamos ser um pouco mais rápidos, mas foi tranqüilo. Não posso andar muito rápido porque temos que pensar pra próxima corrida também”, explicou JP, como o brasileiro é conhecido no Japão.
A expectativa de João Paulo é boa para a corrida, onde um dos fatores determinantes pode ser a temperatura, por causa do asfalto abrasivo de Autopolis. “Pois é. Estamos torcendo pra que não esquente tanto. Desta vez escolhemos nosso pneu mais mole, mas acho que ficará tudo bem”, anima-se.
Estes foram os mais rápidos no treino classificatório em Autopolis:
1º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min40s476;
2º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min40s943;
3º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min41s201;
4º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min41s360;
5º) Ronnie Quintarelli (ITA)/Naoki Yokomizo (JAP), Nissan GT-R (B), 1min41s456;
6º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min41s520;
7º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min41s780;
8º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min41s932;
9º) Takeshi Tsuchiya (JAP)/Hiroaki Ishiura (JAP), Toyota SC430 (Y), 1min42s519;
10°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min42s556;
13º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min43s962.