A temporada 2008 pode não ter sido a ideal, mas definitivamente foi muito positiva para o brasileiro João Paulo de Oliveira, que disputou os campeonatos da Fórmula Nippon – uma espécie de GP2 japonesa – e a Super GT – principal competição de Gran Turismo do Oriente. E ele conseguiu vitórias e bons desempenhos nas duas categorias. “A melhor coisa do ano foi ter vencido nas duas competições. A equipe cresceu, evoluímos muito em relação ao ano passado. Ainda é preciso certa evolução para brigar por títulos, mas sem dúvida ouve uma melhora”, afirma.
O ano na Fórmula Nippon foi marcante para João Paulo. Além da melhora sensível de rendimento do seu Lola para andar quase sempre entre os cinco primeiros, ele alcançou a primeira vitória da história da Kondo Racing em corridas de monopostos. “Tive um ano muito forte. Conquistei a primeira vitória da equipe em nove anos e isso me deixa orgulhoso”, exclama. Com este triunfo em Fuji e mais alguns pódios, ele garantiu a sexta colocação final no campeonato. “Toda a equipe demonstrou uma gratidão imensa pelo desempenho que alcancei nessa temporada e acredito que eles tenham mais motivação na preparação para 2009”, acredita JP, como ele é conhecido no Oriente.
Assim como no ano passado, João Paulo começou bem na Super GT e venceu novamente a corrida de Sepang, válida pela quarta etapa. “Tivemos uma excelente temporada até o meio do ano. Estávamos numa posição muito boa na tabela, além de ter vencido pela segunda vez consecutiva na Malásia. Porém, a segunda metade foi muito aquém do esperado”, conta o piloto oficial da Nissan. Ele lamenta os problemas mecânicos que o impossibilitaram de brigar por melhores posições na ponuação. “Tivemos duas quebras em corridas que estávamos bem, e quando isso acontece na Super GT, você simplesmente sacrifica a temporada”, explica o competidor, 14º colocado no campeonato.
Mesmo com os avanços e bons resultados obtidos este ano, o brasileiro acredita que ainda há espaços para melhora no ano que vem. “Acho que seria muito bem vindo um investimento maior por parte da equipe na contratação de mais profissionais e também no desenvolvimento do carro”, conta. JP também revela seus objetivos para a temporada de 2009. “Na Nippon eu quero brigar pelo título. Na Super GT ainda estou negociando o meu futuro”, finaliza.