A quinta etapa da temporada 2009 da Super GT deve apresentar um grande desafio para o brasileiro João Paulo de Oliveira. A bordo de seu Nissan GT-R, o líder do principal campeonato de carros esportivos do Oriente espera encontrar dificuldades no circuito japonês de Sugo. “Temos o carro mais pesado do grid e Sugo é uma pista travada, com subidas e descidas, o que pode dificultar um pouco para o nosso carro”, avisa o piloto, que divide o cockpit de seu bólido com o japonês Seiji Ara. A corrida acontece no próximo domingo (26/07).
Devido ao peso extra de 72 quilos que levará em seu carro, João Paulo de Oliveira já tem em mente a estratégia para esta prova, a mesma utilizada nas últimas etapas, quando o lastro de seu carro já era elevado. “Acho que vamos largar um pouco mais leve, fazendo um trecho mais curto antes da primeira parada nos boxes. Mas só vamos definir após o resultado do treino classificatório”, explica falando em sair com menos combustível. João Paulo e Seiji Ara somam 37 pontos, dois a mais do que a dupla Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), que correm com Lexus SC430.
Apesar de gostar do circuito de 3.737 metros distribuídos em 11 curvas, o brasileiro acredita que as características da pista não são as ideais para a Nissan. “É um traçado bem interessante, mas que não é tão favorável ao GT-R como outros, já que não há muitas curvas de alta velocidade. O primeiro trecho é bem lento”, garante João Paulo.
Neste cenário, Oliveira visa conseguir pontos importantes para o decorrer do campeonato. “A minha meta será estar entre os oito primeiros na classificação. Depois, com uma corrida bastante regular, vamos tentar uma melhor colocação final”, explica JP, como ele é conhecido no Japão.