Por Thiago Raposo
Teve início neste fim de semana a temporada 2009 da Superbike. A prova de abertura foi realizada em Phillip Island na Austrália. Podem ser citadas três grandes mudanças dentre tantas para este ano na WSBK: o grande campeão Troy Bayliss se retirou da categoria, o japonês Noriyuki Haga foi para o lugar de Bayliss na Ducati e a BMW entrou na competição.
Na primeira prova, o americano Ben Spies largou na pole seguido do italiano Max Biaggi, mas ambos acabaram se tocando e perderam várias posições. Haga, que largou na 13ª posição, não demorou muito para chegar à liderança. O japonês venceu a prova seguido do alemão Max Neukirchener.
Já na segunda prova, Spies e Biaggi largaram com mais cautela e conseguiram se manter na frente. Haga, novamente, veio de trás e já na quinta volta liderava a prova. Spies, que chegou à categoria com status de jovem estrela, fez jus ao apelido e não deu mole ao japonês. Faltando cinco voltas para fim, o norte-americano deu o bote e venceu a prova, na sua estréia na categoria.
A próxima prova está marcada para o dia 14 de Março no Qatar. A classificação do campeonato ficou assim:
1) N. Haga, 45
2) M. Neukirchner, 30
3) L. Haslam, 26
4) B. Spies, 25
5) Y. Kagayama, 24
6) M. Fabrizio, 24
7) R. Laconi, 22
8) J. Rea, 18
9) J. Smrz, 16
10) T. Sykes, 12