Leon Haslam venceu a primeira em Phillip Island

Por Moto-Velocidade

Começou neste fim de semana em Phillip Island, Austrália, a temporada 2010 do Mundial de Superbike. O inglês Leon Haslam, de Suzuki, venceu a primeira prova depois de largar na pole. Haslam foi pressionado durante toda a prova pela dupla da Ducati, com o italiano Michel Fabrizio em segundo e o japonês Noriyuki Haga, depois de largar na décima posição, em terceiro.

Os grandes nomes da prova, que vieram de outras categorias, decepcionaram logo no início da corrida: o inglês James Toseland, que correu na MotoGP na temporada passada, e que chegou para substituir o campeão Ben Spies na Yamaha, caiu logo na segunda volta e abandonou a prova. O australiano Chris Vermeulen, outro da MotoGP e agora na Kawasaki, foi-se na terceira volta e o inglês Cal Crutchlow, campeão da Supersport e agora na Yamaha, na quinta.

Na nona volta começou uma briga bem interessante no segundo pelotão: o espanhol Carlos Checa tentou ultrapassar o inglês Jonathan Rea, mas acabou errando e foi ultrapassado pelo italiano Max Biaggi. Os três ficaram um bom tempo brigando, mas Checa acabou perdendo o ritmo e foi ultrapassado pelo francês Sylvain Guintoli e pelo inglês Leon Camier.

Lá na frente, Haslam, Fabrizio e Haga continuavam muito próximos e nas últimas voltas o italiano resolveu ir com força total para cima do inglês, mas Haslam defendeu bem a posição. Na última curva, no entanto, Fabrizio forçou tudo e os dois cruzaram a linha de chegada lado a lado. O computador não conseguiu definir quem foi o vencedor e tiveram que olhar na fotografia e só então descobriram o vencedor: Leon Haslam, por apenas 0.004 segundos de vantagem para Fabrizio, que terminou em segundo.